sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Dicas de corte para o verão

Está com dúvidas em qual corte de cabelo escolher para o verão? Ai vai a dica, escolha.



Cabelos lisos e finos pedem uma finalização com corte em diagonal para dentro nas pontas



O cabelo ondulado pode ser alongado nas duas pontas com a parte de trás mais curta



Cabelos lisos e mais grossos chegam com a parte superior desfiada para dar movimento ao corte



As pontas alongadas chegam ainda em cabelos mais longos e com franja



Para quem prefere não arriscar, as pontas chegam ainda em cortes mais sutis

Fonte: beleza.terra.com.br

8 Dicas para perda de gordura permanente




1- Não pule refeições

Ao pular refeições você está colocando seu corpo em posição defensiva. O seu organismo vai tratar de parar qualquer processo de queima de gordura. Por que? Porque quando o seu corpo começa a sentir um período de fome e privação de alimentos ele retarda o metabolismo.

Isso não é bom para perda de gordura. A gordura passará a se prender ao seu corpo como um mecanismo próprio de preservação. Procure fazer cinco pequenas refeições ao longo do dia ao invés de apenas uma ou duas grandes refeições.

2- Tenha Paciência

A maioria das pessoas que começa uma dieta quer perder vários quilos por semana. É importante ter em mente que o corpo humano não consegue naturalmente perder mais de 1 quilo por semana sem comprometer a massa muscular. Se você perder gordura muito rapidamente, você estará perdendo tecido muscular também. E isso contribuirá para parar o processo de perda de gordura.

3- Não seja radical no corte de calorias

Fazer uma dieta de 500 calorias por dia como muitas pessoas fazem inicialmente irá fazer você perder gordura, mas o processo irá parar rapidamente. O organismo irá ativar o mecanismo de sobrevivência e reterá toda gordura do seu corpo.

Se você continuar essa dieta por um longo período de tempo, além de perder grande parte da sua massa muscular, você ainda correrá o risco de ficar doente já que dificilmente estará consumindo a quantidade mínima recomendada de vitaminas diárias.

4- Coma as gorduras certas


Isso mesmo. Para perder gordura você deve comer gordura. Mas é preciso comer a gordura certa. Gorduras saturadas são as erradas. Elas estão presentes em leite integral, bolos, biscoitos, manteiga, doce de leite,... Elas é que fazem mal para você. Gorduras insaturadas são as certas. Elas estão presentes em óleos vegetais, azeite, nozes, azeitonas, peixe,... O seu organismo precisa de gorduras insaturadas para executar funções vitais e também para eliminar a gordura concentrada do seu corpo.

5- Faça um exercício físico AERÓBICO

Exercício físico aeróbico consiste em atividades que usam grandes grupos musculares ritmicamente por um período entre 20 a 30 minutos ou mais tempo enquanto mantendo seus batimentos cardíacos entre 60 e 80% do máximo. Pense em aeróbica como uma atividade longa em duração e baixa em intensidade. Dentre elas estão andar, correr, pedalar e nadar. Além de trazer benefícios cardio-vasculares, exercícios aeróbicos queimam a gordura corporal.

6- Faça um exercício físico de GANHO MUSCULAR

Ao aumentar sua massa muscular você está acelerando o seu metabolismo. Faça um trabalho com pesos 2 a 3 vezes por semana e você começará a desenvolver mais músculos, acelerar seu metabolismo e perder mais gordura.

7- Varie

Nada mais chato que uma rotina. No processo de emagrecimento, varie as atividades aeróbicas e cardápios. Ficar comendo a mesma comida diariamente pode contribuir para o desejo de sair da dieta. Da mesma forma, ficar fazendo o mesmo exercício físico todos os dias pode ficar chato. Procure fazer bicicleta um dia, correr no outro, fazer uma aula de aeróbica no outro,... A variação vai motivá-lo a continuar o processo.

8- Pense a longo-prazo

A perda de gordura tem que ser encarada como um processo de longo prazo. Isso não quer dizer que você não possa se sentir mais magro a cada dia. Pelo contrário, se você encara a perda de gordura como um processo contínuo e consistente, você terá resultados permanentes e muito mais satisfatórios. Lembre-se que você quer perder gordura e não músculo.

Fonte: www.psicobesidade.com.br
Site Médico

A saudável comida japonesa



Que tal unir o prazer de comer com a certeza de estar cuidando da saúde?

Pois é exatamente isso que você faz quando opta pela comida japonesa.

Tanto que seus mais fiéis seguidores, no Continente Asiático, ultrapassam fácil fácil, a casa dos 80 anos e não são raros os que comemoram os 100.

Alias, com exceção dos lutadores de sumô - aqueles atletas pesados que usam uma espécie de fralda na arena -, a maioria dos japoneses mantém a silhueta esbelta.

"A harmonia entre os ingredientes é o segredo da longevidade", revela a nutricionista do Hospital Estadual de Okinawa, Toshiko Miyague.

Ela diz que, no Japão, o hábito é consumir proteínas, fibras e carboidratos logo no café da manhã, com a ingestão de arroz, verduras e missoshiru (sopa de missô).

Por isso, vale a pena investir nesse tipo de alimento.

Alimentos: eles curam?

Você acredita no poder de cura por meio dos alimentos?

Com certeza, você já deve ter ouvido de parentes ou conhecidos sobre produtos que servem para curar algum problema no organismo. Mas será que funcionam?

Cientistas do mundo estão comprovando que certas doenças, como as do coração, osteoporose e até o câncer, podem ser evitadas com uma alimentação saudável e balanceada.

A culinária japonesa é muito conhecida pelos seus pratos, que contêm, na maioria das vezes, vegetais e alimentos naturais.

Vários estudos já comprovaram que os japoneses têm uma qualidade de vida muito melhor comparada a outras sociedades, influenciados por uma alimentação saudável.

Para o médico e mestre em medicina da Universidade Federal de São Paulo Mauro Perini, o alimento é um complemento importante para a saúde, no entanto, não é suficiente para se curar uma enfermidade.

“Uma boa alimentação serve de prevenção a algumas doenças. Mas o alimento sozinho não é suficiente,” argumenta o doutor.

“Por exemplo, o cogumelo do sol é conhecido por curar o câncer, mas se o paciente ingerir somente este produto pensando em sua cura, não vai atingir bons resultados. Para se ter uma boa saúde, é necessário a associação de bons alimentos com uma vida saudável e acompanhamento de um especialista,” completa.

Site Médico

10 erros que não devemos cometer na alimentação da criança



1. Dizer sempre sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.

2. Lanches fora de hora: Já dissemos que o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

5. Brincadeiras na mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

7. Substituir refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Tornar a ida a uma lanchonete, um programão : A comida de casa fica meio sem graça.

9. Servir sempre a mesma comida : A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

10. Dar o Exemplo : Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.



Fonte: abeso.org

Site Médico

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Exercícios no trabalho



Apesar do apelo constante da comunidade médica, algumas pessoas não conseguem incluir atividade física diária em sua rotina. Como a desculpa desses sedentários quase sempre é a falta de tempo, que tal exercitar-se por apenas dez minutos no próprio ambiente de trabalho?

A ginástica laboral tem justamente esse fim. Além de prevenir uma série de doenças em funcionários que fazem movimentos repetitivos no desenvolvimento do seu trabalho, ela pode aliviar o estresse, proporcionar aumento da consciência corporal e reeducar o corpo em relação à postura.

Os exercícios são chamados de preparatórios e representam um mistura de movimentos de alongamento e aquecimento. Tais exercícios devem ser feitos antes de o trabalho começar. Os iniciais são importantes porque promovem lubrificação articular e aquecimento dos principais grupos musculares. Eles dão o pique para começar o dia.

Vale lembrar que existem três tipos de exercícios na ginástica laboral: os preparatórios (antes de começar a trabalhar), os compensatórios (no meio do expediente) e os de relaxamento (no final do dia). Todos mesclam os mesmos movimentos com intensidades diferentes.

O tempo para realizar os exercícios é curto, apenas dez minutos, mas segundo o médico fisiologista Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp, eles são suficientes para causar bons efeitos. "Além de prevenir as lesões causadas por esforços repetitivos, essa ginástica é uma porta de entrada para que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de exercitar-se", complementa.

Outra vantagem desse tipo de exercício, de acordo com o fisiologista Paulo Zogaib, do hospital Sírio Libanês, é que quem trabalha em escritório o dia inteiro costuma ter uma concentração muscular acentuada. "O alongamento promovido por esse tipo de exercício faz o músculo relaxar e voltar ao normal. Essa postura de contração é que gera os processos inflamatórios. Sem esse tipo de exercício, o problema torna-se crônico", esclarece.

A ginástica laboral também aumenta a flexibilidade, um quesito onde os homens perdem das mulheres. Devido aos hormônios femininos?, as mulheres são mais elásticas. Um motivo a mais para os homens se levantarem da cadeira e enfrentarem a série abaixo.

Cada movimento deve ser feito por dois minutos. E lembre-se: os joelhos devem estar sempre flexionados para evitar sobrecargas. Caso tenha algum problema específico ou dores constantes nas articulações, costas, ombros, pescoço ou pernas, não faça os movimentos sem aconselhamento médico.

Despertar

Eleve os braços para cima e dê uma boa espreguiçada, assim estará mobilizando músculos na região dorsal e peitoral

Exercitar

Realize movimentos horizontais com a cabeça para evitar dores na nuca no final do dia

Lubrificar

Esfregue uma mão na outra como na foto para trabalhar a articulação do punho, assim evita-se inflamações no local

Esticar

Alongue o braço, colocando a palma da mão na parede e o corpo centralizado

Movimentar

Erga os joelhos flexionados, fazendo movimentos circulares

Alongar

Jogue os braços para baixo, em direção aos pés para aliviar a tensão na região lombar


Fonte: Folha On-line

8 dicas para render mais na academia



Em algum momento da vida de um homem esportista, a monotonia ao malhar aparece. É difícil permanecer constantemente motivado quando sua vida está atarefada ou você tem outros interesses que tirem seu foco.

Se souber tornar seu treino mais interessante, pode reagir e finalmente alcançar seus objetivos físicos. Aqui trago ótimas técnicas - e testadas - para evitar a monotonia na academia.

1– Inverta a ordem de seus exercícios

Esta é uma dica ótima não só para combater a monotonia, mas também para desafiar a si mesmo. A rotina típica consiste em começar com os maiores levantamentos, e depois ir para exercícios isolados. Nas próximas sessões, faça o contrário. Isto vai utilizar o princípio da pré-fadiga no seu treino. Quando você começar os levantamentos, já vai ter usado os músculos, e terá que fazer mais esforço.

Um pequeno cuidado aqui: possivelmente você terá que erguer menos peso, e é sempre bom ter alguém por perto, caso os músculos falhem.

2– Faça um “cardio-circuito”


Se seu objetivo maior é perder gordura, não é novidade que você precisa de exercícios aeróbicos. Ao invés de permanecer horas no mesmo aparelho, troque em intervalos de 10-15 minutos. Saia da esteira e vá para o transport, depois para a ergométrica, e por aí vai. Isto não só tornará seu exercício aparentemente mais curto, como evita o sobretreinamento e aumenta a variedade de músculos utilizados.

3– Faça do seu treino um desafio


A melhor forma de dar um gás no seu treino é desafiar algum colega de malhação. Aposte com ele quem vai atingir um certo objetivo primeiro, como aumentar algum peso em 20%, correr sete milhas em menos tempo, e ficar em cima de uma bola daquelas de academia sem ajuda para se equilibrar. O perdedor paga um jantar.

4– Entre em alguma competição


Além de desafiar um amigo, você pode procurar algum evento organizado, como uma corrida, ou campeonato. Isto vai te forçar a atingir suas metas físicas e evitar os deslizes eventuais.

5– Leve para o ar livre

Às vezes, o confinamento na academia pode incomodar. Se for este o caso, leve os exercícios para fora. Definitivamente não é necessário ter pesos e aparelhos para um bom treino de musculação. Tente exercícios que utilizem o peso do corpo, como flexões de braço, saltos, subir degraus, agachamentos, todos em circuito, enfim, séries que criarão sobrecarga e estímulo para seus músculos.

6– Treine objetivando a força

Muitos homens têm a idéia fixa que devem fazer 8-12 repetições de exercícios para obterem grandes músculos. Não é a forma mais adequada de treinar, pois além de levar à monotonia, também condiciona o desenvolvimento muscular a um platô.

Após completar um ciclo de 6-8 semanas da sua série, tente mesclar algum ganho na força. Aumente bastante o peso e tente uma série de 2 a 5 repetições. A variedade vai ajudar você a progredir e provavelmente te deixará surpreso quanto ao seu aspecto físico dali a algumas semanas com esse treino.


7– Faça um intervalo


Às vezes, a monotonia ao malhar é um sinal para dar um tempo. O sobretreino é um problema sério nos marombeiros que exageram, e é uma das causas pelas quais as pessoas não ganham tanto ao longo do tempo. A falta de motivação pode indicar exageiro no treinamento.

Se você acha que é esse o caso, recapitule os seus seis últimos meses de malhação. Caso não tenha tirado uma semaninha sequer para repouso, provavelmente é a hora de fazê-lo. Faça outro tipo de atividade de lazer durante essa semana. Na próxima, seu corpo estará pedindo a malhação de volta.


8– Ache um colega de academia

Um amigo para malhar junto é uma excelente forma de evitar a perda de interesse. Um dos grandes motivos pelos quais os homens acabam largando a academia é a falta de socialização, e isto permite que façamos os dois ao mesmo tempo. Apenas tenha cuidado para não ficar tão dependente de seu amigo, a ponto de não ter motivação para malhar se ele não puder ir.

Com as dicas apresentadas, não há mais motivos para perder a motivação de manter o seu físico em dia. Se variar sua rotina de malhação a cada 4 semanas mais ou menos, não terá que lidar com esse problema tão cedo.


Maurício Garcia

Evite as dores nas costas


Orientações posturais

As orientações posturais são formas corretas de realizar atividades e são importantes para todas as pessoas, principalmente para as que sentem dor nas costas. Se realizadas corretamente podem ser importantes formas de prevenção.

TRABALHANDO SENTADO:

. Verifique se há recurso de ajuste de cadeira (encosto, base, altura);

. a mesa deve ficar na altura do cotovelo, não devendo ser muito baixa a ponto de curvar o corpo nem muito alta para que não levante muito os ombros;

. não sente torto, procure se alinhar com o eixo da cadeira;

. disponha os materiais que for utilizar na sua frente;

. evite torcer (rodar) o tronco ou virar muito o pescoço;

. traga as tarefas para perto do corpo;

. procure respeitar rigorosamente uma pausa (intervalo) a cada hora de trabalho, de preferência fazendo alguns alongamentos e relaxamentos da região mais tensa;

. encoste bem na cadeira e leve-a junto da mesa para trabalhar.

NA CAMA:

. Ao se deitar e levantar da cama: deite de lado, apóie sobre o cotovelo e a mão, coloque as pernas para fora da cama e sente-se;
. durma de lado ou de barriga para cima;
. não durma de bruços.

ATIVIDADES DENTRO DE CASA:

. Para abrir gavetas: ao se inclinar procure apoiar com uma das mãos no móvel e puxar com a outra;

. na pia ou no tanque: use um avental para poder encostar a barriga no tanque ou na pia;

. ao trabalhar em pé, coloque uma pequena caixa no chão para que possa apoiar um dos pés sobre ela;

. ao varrer ou passar rodo não incline o corpo para frente - aumente o comprimento do cabo;

. evite torções do tronco ou do pescoço: apanhar objetos atrás do corpo, segurar o telefone com os ombros.

FORA DO TRABALHO:

. Em casa, evite fazer tarefas que apresentem o mesmo padrão de movimento daqueles feitos no trabalho;

. é importante fazer repouso: deite e levante as pernas dobradas e colocando almofadas embaixo delas;

. faça exercícios de aquecimento ou com movimentos contrários daqueles que realiza no trabalho como importante forma de prevenção.

CARREGANDO PESO:

. Para levantar cargas pesadas do chão: separe as pernas, dobre os joelhos, segure o objeto o mais perto possível do corpo e depois levante;

. antes de pegar um objeto pesado, respire fundo e prenda a respiração;

. divida o peso em ambos os lados do corpo, isto é, carregue um peso de cada lado do corpo (sacolas, malas);

. ao carregar sacolas e malas, os braços devem estar esticados e bem perto do corpo;

. para carregar uma criança pequena no colo, pegue-a com os dois braços, abrindo as perninhas e colocando-a sempre a cavalo;

. não carregue peso na cabeça.

CAMINHANDO, PERMANECENDO EM PÉ:

. Quando ficar em pé ou caminhar, procure ficar ereto e olhando para a linha do horizonte;

. ande com a musculatura abdominal contraída;

. se tiver que permanecer em pé, procure encostar-se em algum lugar: parede, poste etc.

OS SAPATOS:

. Ao calçar sapatos, procure sentar ou ajoelhar ao invés de fletir o tronco;

. procure usar sapato com 1-2 cm de salto mas não exagere pois isto ocasiona dificuldades de posicionamento e dores lombares;

. evite sapatos pontudos.

NO CARRO:

. Ao entrar e sair de veículos não torça as costas. Gire o quadril e as pernas para fora ao mesmo tempo.

ATIVIDADES FÍSICAS:

. Dedique um tempo durante a semana para a prática de exercícios físicos para não se tornar um sedentário;

. O melhor tipo de exercício é aquele praticado dentro da água: natação ou hidroginástica;

. Procure orientação médica sobre qual atividade praticar;

. Dê preferência a alguma atividade física que goste.


Prof. Dr. Jamil Natour

Barriga malhada: dedicação nos abdominais e aeróbicos



Sonho: um abdômen liso, sem gordura, com músculos tonificados e definidos. Realidade: aproximadamente 90% dos homens acima dos 40 anos têm barriga.

Se, nas mulheres, a gordura tende a se localizar nas coxas, no quadril e nos glúteos, nos homens o excesso acumula-se na barriga. "É inevitável. O ganho de peso vai direto para o abdômen, essa é uma característica do sexo masculino", afirma o endocrinologista Antonio Roberto Chacra, da Unifesp.

O estilo de vida reforça essa tendência. A bebida e os petiscos do "happy hour", a feijoada do sábado e o churrasco de domingo, somados ao sedentarismo e ao estresse, transformam-se em gordura localizada.

Controlar a alimentação, dando preferência a verduras, frutas, legumes e cereais, é o primeiro passo para eliminar a barriga e não gerar outros problemas. "O fato de ter barriga, sem excesso de gordura nos glúteos, é sinal de que o indivíduo corre mais rico de ter diabetes e problemas do coração, principalmente se for fumante", alerta o médico. "Essa é uma gordura localizada muito difícil de sair, porque é mais resistente.

Somente com um trabalho árduo, pesado e intenso é possível ter benefícios", explica Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva e fisiologia do movimento. Adotando uma alimentação balanceada e seguindo um programa de treinamento físico adequado, são necessários três meses, em média, para as mudanças se tornarem visíveis -o que não quer dizer que a barriga irá simplesmente sumir nesse período. Somente a persistência garante resultados significativos.

Combinação eficaz

Um dos maiores mitos da luta contra a barriga é acreditar que os pneuzinhos desaparecem depois de alguns meses fazendo apenas exercícios abdominais. Essa atividade não promove a queima de gordura, mas sim o enrijecimento da musculatura da região do abdômen.

Mesmo tonificados, os músculos ficam cobertos pelas camadas de gordura, que só serão queimadas com exercícios aeróbicos, como caminhadas, bicicleta ou corrida.
"Não adianta fazer só um tipo de exercício. É importante associar os abdominais com aula de aeróbica, natação ou qualquer outra atividade aeróbica que dê prazer para o praticante", recomenda Zogaib.

Quanto mais intenso for o exercício aeróbico, maiores serão o gasto calórico e a queima das reservas gordurosas na região da barriga.
Também se engana quem pensa que somente um tipo de abdominal garante um ventre durinho. Existem variações do exercício que trabalham partes diferentes do mesmo músculo.

O ideal é combinar de três a cinco movimentos que envolvam as várias partes do abdômen, que deve ser trabalhado como um todo. Em meia hora de uma aula de abdominais, são feitas cerca de dez séries com 20 repetições cada uma - os movimentos necessários para fortalecer toda a musculatura da região.

Para o esforço valer a pena e os resultados serem efetivos, é necessário que o treinamento (abdominais mais exercícios aeróbicos) seja feito pelo menos três vezes por semana e dure mais de meia hora. Um profissional da área pode indicar um trabalho que se encaixa nas condições daquele aluno. Sozinho, é até possível conseguir algum benefício, mas é mais difícil alcançar um objetivo.

Proteção


O acompanhamento também ajuda a evitar problemas sérios. O abdômen é responsável pela saúde dos membros superiores e do tórax, dando suporte para a região lombar. Por isso, se forem feitos de maneira incorreta, os abdominais podem causar lesões na coluna e no pescoço.

Para proteger essas regiões, o praticante deve fazer os exercícios em um colchonete colocado sobre um piso liso. Não se deve forçar o pescoço e esquecer de flexionar o tronco, pois é esse movimento que enrijece a parede abdominal.

Aparelhos comercializados para serem utilizados em casa ajudam o praticante a não cometer erros de postura. Os modelos que possuem suporte para a cabeça evitam a sobrecarga da coluna e do pescoço. Mas nenhum é milagroso. Quando são usados regularmente, eles têm o mesmo efeito dos abdominais praticados no colchonete e também precisam ser associados à prática de exercícios aeróbicos.

Embora pareçam tentadores, pois prometem resultados quase sem esforço, os equipamentos de estimulação elétrica possuem uma eficácia bem menor que a dos abdominais tradicionais. Não tem nem como comparar, não dá para perder a barriga só com eles.


Fonte: www.bemstar.com.br

Dicas para incorporar atividade física no seu dia-a-dia



A atividade física é realmente fundamental para a prevenção de doenças e a manutenção de uma vida saudável e deve fazer parte de sua rotina diária.

Além de tantos benefícios conhecidos, como a prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão e combate à obesidade, a atividade física proporciona uma mudança nos hábitos de vida: as pessoas que trocam sua rotina sedentária por atividades físicas regulares experimentam uma mudança substancial em sua qualidade de vida.

O próprio organismo passa a solicitar hábitos mais saudáveis no dia-a-dia e na alimentação.

O exercício físico praticado sem interrupção durante 30 minutos leva o corpo a produzir substâncias que trazem a sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar. Além disso, a tensão física e a emocional são fortemente reduzidas.

O aumento de resistência física promove maior capacidade de trabalho e os novos hábitos físicos e alimentares melhoram a estética corporal: como resultado, a auto-estima, o desempenho sexual e a expectativa de vida aumentam.

Diversos tipos de atividades e modalidades esportivas estão a seu alcance. Considere os benefícios para a saúde física e mental e comece agora mesmo.

Escolha os tipos de atividade de sua preferência e peça a seu médico para avaliar quais os tipos mais adequados para sua idade, condicionamento físico atual e condições gerais de saúde.

Além de iniciar um programa de exercícios ou de modalidades esportivas, você pode começar incorporando atividades no seu dia-a-dia:

• prefira as escadas ao elevador;

• deixe o carro na garagem e substitua-o por uma caminhada ou uma pedalada;

• marque o encontro com os amigos em um parque, assim vocês podem contar as novidades enquanto caminham juntos;

• aproveite para fazer alongamento enquanto assiste TV;

• desça um ou dois pontos de ônibus antes de sua parada habitual e complete o trajeto andando.

A atividade física está ao alcance de todos. E seus benefícios também. Aproveite!

As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir as discussões estabelecidas entre médico e paciente.

Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente; portanto, é fundamental que você visite o seu médico regularmente.


*Sirlei Fátima da Costa
Professora de educação física.

Pilates exercita o corpo de forma completa



O Método Pilates já conquistou vários adeptos, que buscam nesta atividade exercitar o corpo de uma forma mais completa, diferente e criativa, que foge da ginástica convencional.

O método foi criado na 1a Guerra Mundial por Joseph Pilates e chegou ao Brasil muito tempo depois, na década de 90.

As aulas são realizadas em ambiente tranqüilo com poucos alunos e poucas repetições dos movimentos. No Pilates, todos os movimentos são gerados pela casa de força (abdômen).

Ela ancora o corpo e fornece energia para executá-la de uma forma limpa e sem compensações.
O método Pilates Nova Postura não é um programa de exercícios e sim um processo que vai respeitar o ritmo e os limites de cada aluno, obtendo resultados compatíveis com a natureza de cada indivíduo.

Os exercícios alongam, flexibilizam e tonificam, aumentando o condicionamento físico e mental. Esses exercícios buscam o equilíbrio corporal. Eles fortalecem os músculos mais fracos, alongam os que estão encurtados e aumentam a mobilidade articular.

Este trabalho é realizado de dentro para fora, concentrando-se no uso das estruturas mais intrínsecas, profundas do nosso corpo, criando um corpo jovem, forte, saudável e uma mente energizada.

Na academia, metade das aulas é realizada no solo e a outra nos aparelhos, podendo ser utilizados outros materiais, como a bola, banda, rolo etc., para diversificar e alcançar melhores resultados.

A aula tem o período de duração de uma hora e é realizada com no máximo dois alunos por aula.


Fonte: www.jornalmexa-se.com.br
Ângela Fronzaglia Marques Leite

Os 10 mandamentos do corpo sarado



1º - Acredite. Você também pode ter um corpo legal. Basta começar. Tecnicamente falando, com uma boa alimentação e praticando atividade física regularmente, qualquer pessoa, homem ou mulher, pode chegar até onde a sua genética lhe permite. É só querer.

2º - Vença seus próprios limites. Imponha barreiras a seu esporte e quebre-as com freqüência. Faça testes de Força Máxima, conheça suas limitações, saiba até aonde consegue ir e vá lá.

3º - Nem tudo que reluz é músculo. Não confunda gordura com força. Às vezes, estamos grandes ou gordos e não necessariamente fortes. Saiba identificar essas diferenças e trabalhe isso a seu favor, melhorando o seu condicionamento.

4º - Coma fibra! Os caminhos para um abdômen definido não precisam ser necessariamente tortuosos. Você pode começar corrigindo pequenos detalhes na alimentação e já verá quanta diferença! As fibras regulam o trato intestinal, diminuindo o inchaço causado pelo acúmulo de gases na barriga. Lembrando sempre que deve ser adotada uma alimentação saudável, cortando gorduras e diminuindo o excesso de álcool (péssimos vilões para quem quer manter a barriguinha no lugar).

5º - Pratique atividades físicas sempre. Após adquirir esse hábito, não o abandone mais. Você tem uma série de músculos capazes de coisas incríveis! Vai desperdiçá-los atravessando as tardes no sofá em frente à TV ou dormindo até tarde? Mexa-se! Faça exercícios, pelo menos, três vezes por semana.

6º - Pratique um esporte que você GOSTE, que lhe dê prazer, motivação. Essa é a regra de ouro para fazer com que o sujeito continue a praticar atividades físicas ao longo do ano: satisfação. O momento do exercício é para ser um prazer, um instante pessoal (ou com os amigos) de satisfação, não uma punição. Se tiver que ser encarado dessa forma, não dura 2 meses.

Procure analisar se o ambiente no qual você se exercita (em casa, na academia, no parque) lhe oferece todas essas condições. Afinal de contas, um dos maiores trunfos do esporte é o de estarmos sempre tentando vencer a nós mesmos, e como fazer isso num ambiente no qual não nos sentimos motivados?

7º - Realize treinamento aeróbico e anaeróbico. Faça treinos de força e também de resistência muscular. Levante peso e corra. Corra rápido e nade devagar. Nade rápido e pedale devagar. Pedale rápido e caminhe. Mixe seu treinamento em qual for seu esporte, deixe seus músculos, coração e mente preparados para qualquer situação.

8º - Evite os excessos no treinamento e no dia-a-dia, vá até onde seu corpo e cabeça permitirem, ultrapasse suas capacidades com calma e paciência, às vezes é necessário um preparo mental para a fase que estiver passando, aí é que entra sua determinação.

9º - Relaxe quando necessário, não tenha pressa, não faça tudo no mesmo dia, seu corpo precisa descansar de vez em quando. Mas quando estiver se sentindo preguiçoso, MEXA-SE!

10º - Concentre-se antes, durante e após seu treino. Mantenha seu foco, se imagine com a aparência que quer alcançar, com a saúde que deseja ter, com os objetivos que quer conquistar.



Hugo Leffa
Educador Físico (CREF 007442-G/RS)

Não confunda emagrecimento com perda de peso!



Qual seria a diferença entre estes termos tão utilizados atualmente?

Emagrecer significa reduzir o volume de gordura das células adiposas do corpo.
Perder peso é a redução da massa corporal total verificada por meio de balança. A perda de peso relaciona-se com a perda de gordura corporal, além de outros tecidos.

O emagrecimento verifica-se por meio de checagem com equipamentos e técnicas especiais, como exemplo da medição da dobra cutânea.

Podemos emagrecer sem perder peso, se estivermos ao mesmo tempo ganhando em massa muscular. O que ocorre é a perda de massa corporal gordurosa com pouco ou nenhuma perda de peso corporal total.

Ocorre também de pessoas com o peso corporal dentro dos padrões do IMC (Índice de Massa Corpórea), estarem com percentuais de gordura extremamente elevados.

Ou ainda o oposto: pessoas com peso corporal total acima dos padrões do IMC, com elevada massa muscular e baixo nível de gordura, ou seja, magros e pesados.

O importante, é que não devemos classificar nenhum indivíduo como necessitando de perder peso, antes de estarmos com os devidos resultados de testes específicos padronizados.

Jamais se esqueça que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante. Hábitos saudáveis valem mais que qualquer outra medida, mesmo que eficiente para se ter num passe de mágica, o corpo perfeito.



Fonte: nultra

Suor X Queima de gordura



Para muita gente, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura.
Infelizmente, isso não é verdade.

Suar nao emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma reduçao em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d`água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.

No verao, as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças à pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética.

O suor é a secreçao natural das glândulas sudoríparas, e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estao espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, maos, pés, testa e dobras.

Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeraçao: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiraçao.

O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgaos internos.

Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental nao bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e nao estresse seu organismo; dessa forma, é recomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia (pela manha ou no final da tarde).

Se você deseja "queimar" aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar um certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento (quando a perda de líquido através da transpiraçao é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressao e até mesmo desmaiar).

Já que com a transpiraçao nao se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana (caminhar, correr ou andar de bicicleta) sao atividades ideais para isso.

No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, podem ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês (aproximadamente 7720 calorias).

A propósito, suar também nao desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e nao as toxinas. Os rins sao os órgaos responsáveis pela eliminaçao das substâncias tóxicas do organismo.


FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes
www.saudeinformacoes.com.br

20 dicas para emagrecer com alimentação e exercícios


Regras básicas:

1. Nunca esqueça que o carboidrato deve fazer parte de pelo menos 60% da maioria das refeições do dia, (desjejum e almoço) pois é fonte de energia e ativador metabólico;

2. Mantenha também a ingestão de alimentos fontes de proteína em todas as refeições: desjejum: leite, ou derivados, peito de peru ou ovos; almoço e jantar: carnes em geral, ovos, ou outros. A proteína fornece os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos;

3. As frutas, verduras e legumes também devem estar presentes na maioria das refeições, para a oferta de vitaminas e minerais, perdidos com facilidade durante o exercício;

4. A boa hidratação e a adequada reposição com alimentos (sempre na primeira hora após o exercício) farão com que o músculo se recupere mais rapidamente, ganhe disposição e acelere o metabolismo, para inclusive, queimar gordura no repouso;

5. Nunca se exercite em jejum, nem deixe um intervalo maior que 4 horas da última refeição até a hora do exercício, tome inclusive água de côco ou gatorade antes, durante e após o exercício;

6. O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo aumente pelo menos 20%, com isso você pode perder gordura até mesmo sem restrição calórica;

7. Aumente o consumo de fibras, alimentos integrais
(arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço, e os vegetais em geral;

8. Evite o uso de laxantes e diuréticos pois eles promovem uma perda excessiva de líquidos, podendo assim, causar desidratação. Esta não é uma forma saudável de emagrecimento. A curto prazo, o uso destes produtos podem até causar uma sensação de perda, porém, esta perda não está relacionada àquela gordura excedente, e sim, a perda de líquidos. O correto é ingerir uma refeição equilibrada que proporcione bom funcionamento de todos os órgãos;

9. Alimentos diuréticos podem ajudá-lo a não reter líquido durante o processo de perda de peso, como erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá;

10. Evite o consumo excessivo de carboidratos à noite, ou seja : massas , pães, frutas e doces. Durante a noite estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura, fato indesejável para as pessoas que querem perder ou manter o peso. É importante que o jantar sempre seja uma refeição menos farta que o almoço;

11. Para desfrutar dos prazeres de refeições em restaurantes, escolha sempre uma única opção (entradas, ou pratos elaborados com molhos, cremes e recheios ou bebidas alcoólicas ou sobremesas). Desta forma você não estará abandonando totalmente a dieta e com certeza não vai recuperar os quilos eliminados;

12. Mastigue bem os alimentos. Esse processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, o que implica em maior tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes o excesso.

13. Beba no mínimo 2 litros de água por dia; pois ela hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas e gorduras pelos rins e auxilia no tratamento da celulite e flacidez. Além disso, "engana" o estômago dando a sensação de saciedade;

14. Prefira os queijos brancos. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. A quantidade de gordura pode ser percebida pela cor do queijo. Quanto mais amarelo, maior é seu teor de gorduras;

15. Evite muito líquido durante as refeições. Seu excesso dilui o suco gástrico e distende as paredes do estômago sobrecarregando todo intestino e prejudicando a assimilação dos nutrientes;

16. Evite bebidas alcóolicas durante as refeições. O corpo ficará encarregado de queimar primeiro o álcool, pois este é tóxico ao organismo, enquanto isso, os demais nutrientes da dieta são armazenados nas reservas de gordura;

17. Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado). O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura;

18. Evite o consumo de molhos à base de creme de leite ou maionese. Substitua-os por iogurte light;

19. Evite o consumo de gordura animal. Retire a pele ou gordura aparente das carnes e diminua o consumo de manteiga e ovos;

20. Dê preferência aos assados, cozidos ou grelhados. Cada vez que você frita uma carne (boi, frango ou peixe) ela ganha cerca de 35 calorias extras;


Fonte: Saúde & Performance

Alimentos que fazem bem para suas madeixas



Escolher os alimentos certos pode ajudar a manter os cabelos saudáveis

Coloque os itens desta lista na sua alimentação diária e garanta um cabelo bonito, saudável e mais brilhante:

Vegetais com folhas escuras, fígado e gema de ovo, ricos em ferro, que influencia o crescimento dos fios;

Gorduras insaturadas, como azeite de oliva, para o bom funcionamento das glândulas sebáceas, que garantem a lubrificação;

Vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo;

Vitamina A (encontrada em fígado, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego), que fortalece;

Vitamina C (obtidas em frutas cítricas, tomate) para melhorar a irrigação sanguínea e estimular o crescimento dos fios.

Germe de trigo, uma colher (sopa) por dia é um santo remédio para dar força e brilho aos fios.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Igual às famosas!!

BELEZA!!

Os esmaltes, batons, colorações e cortes de cabelos mais pedidos...

JÚLIA (Débora Falabella, Duas Caras) Ela arrasa com as unhas alaranjadas, cor Orange, da marca importada Sephora(cerca de R$7,20),dificílimo de ser encontrado no Brasil. Para obter um tom parecido, passe Desejo e, por cima, uma camada de Laranja Siena, ambos da Risqué(R$2).


BRANCA (Susana Vieira, Duas Caras) – Seu esmalte e batom estão dando o que falar. Nas unhas, usa o Geada, da Colorama (R$ 1,85). Na boca, o Envie de Beige n0 540, da Guerlain (R$ 100). Achou caro? A cor n0 2, de Duda Molinos, é parecida e mais em conta (R$ 14,50).


SÍLVIA (Alinne Moraes, Duas Caras) Sua cabeleira é sucesso absoluto. O corte tem base reta e camadas repicadas – o toque final fica por conta da franja abaixo das sobrancelhas. A cor é uma mistura do Louro Escuro 6.0 e do Louro Escuro Acinzentado 6.1, Imédia Excellence, da L’Oréal (R$ 15,90, cada).


ALZIRA (Flávia Alessandra, Duas Caras) Outra tonalidade requisitada é a da dançarina, conquistada com a união do Louro Escuro 6.0, Louro Escuro Dourado 6.3 e do Castanho Acinzentado 5.1, da Color Touch, linha profissional da Wella. Para obter em casa cor semelhante, use o Chocolate 67, da Koleston (R$ 14).


CLARICE (Giovanna Antonelli, Sete Pecados) A atriz inovou a tradicional francesinha e lançou moda ao apostar nas unhas vermelhas com bordas pintadas de branco. Experimente o Kit Sexy, da Impala (R$ 6), que já vem com adesivos para facilitar a aplicação.


BEATRIZ (Priscila Fantin, Sete Pecados)
O segredo do corte é o repicado intenso a partir dos olhos, com franja desfiada nas pontas. A tintura? Louro Escuro Dourado 6.3, da linha profissional Color Touch, da Wella. Para conseguir uma cor parecida, aposte no Marrom Dourado Escuro 63, da Wellaton (R$ 13).


FÁTIMA BERNARDES (Jornal Nacional) “A Fátima queria um corte moderno e com movimento. Deixei os fios na altura da nuca e fiz uma franja lateral”, diz o cabeleireiro argentino Flávio Chiodelli. E ainda completou com algumas mechas à mão livre em tom chocolate-claro.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Receitas para páscoa, Que delícia!!

Receita de Ovo de páscoa - Ovinhos recheados com trufas

O que eu preciso ter?

Para as trufas:

600g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada,
200 ml de creme de leite fresco, 12 nozes tipo pecan ou 24 avelãs.
Para os ovinhos:
500g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto.

Modo de Preparo:
Comece pelas trufas: leve ao banho-maria o chocolate meio amargo juntamente com o creme de leite, mexendo até
obter um creme homogêneo. Espere amornar e leve à geladeira por 3 horas, ou até adquirir consistência firme. Enquanto
isso, prepare os ovinhos: corte o chocolate ao leite em pedaços e coloque-os num refratário. Leve ao microondas na
potência média por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do forno e vá misturando com uma
espátula, para que o calor da mistura derreta os pedaços restantes. Passe o chocolate para outra tigela refratária e mexa
continuamente, para que o chocolate resfrie por igual. Você saberá o ponto certo para moldar quando colocar uma
porção de chocolate nos lábios e sentir que ele está 'frio' Espalhe o chocolate temperado em moldes para ovinhos de 50g
com a ajuda de um pincel. Leve à geladeira para secar e repita esse processo até terminar todo o chocolate, formando
casquinhas de espessura média (aproximadamente 3 camadas de chocolate). Leve os moldes à geladeira, emborcados
sobre papel-alumínio até que fiquem opacos, indicando que os ovinhos estão secos. Desenforme dando pancadinhas nos
moldes até que os ovinhos soltem completamente.
Recheie cada casquinha com uma farta porção da massa de trufas e finalize colocando uma metade de noz ou avelãs sobre as trufas. Feche os ovinhos, embrulhe-os em papel-chumbo e acomode-os em caixa ou cesta para presentes.

Rendimento: 12 ovinhos

Dica!
Experimente substituir o recheio clássico das trufas por um sabor mais tropical e refrescante! Para isso, derreta em banho-maria 500g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto juntamente com 1 xícara (chá) de creme de leite fresco, ½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado. Espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 3 horas, para adquirir o ponto certo de rechear os ovinhos.


Receita de Ovo de páscoa - Ovo crocante

O que eu preciso ter?

Para o ovo:
800g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto, cortada em pedaços,
1/2 xícara (chá) de flocos de arroz (50g).

Para os bombons:
1 tablete de torrone (90g), 200g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto.

Modo de Preparo:
Derreta o chocolate para o ovo: coloque os pedaços de chocolate ao leite num refratário grande e leve ao microondas, na
potência média, por aproximadamente 4 minutos. Retire do forno e misture com uma espátula, até derreter todos os
pedaços de chocolate.
Comece então ao temperagem: transfira o chocolate derretido para um outro refratário, para que a temperatura comece
a diminuir. Mexa continuamente, resfriando o chocolate por igual. Você saberá o ponto certo para moldagem quando
colocar uma porção de chocolate nos lábios e sentir que ele está 'frio'.
Acrescente os flocos de arroz e misture-os ao chocolate. Divida a mistura ao meio e despeje de uma só vez em moldes
de 750g a 1 kg (400g para cada metade) e gire-os, para que o chocolate se espalhe por igual. Leve à geladeira por 1 minuto e torne a girar.
Repita esse processo até que o chocolate tenha recoberto todo o molde e apare as rebarbas com uma espátula, para formar as bordas. Coloque o molde emborcado sobre papel-alumínio na geladeira, e deixe até que ele fique opaco, indicando assim que o ovo está pronto para ser desenformado (cerca de 20minutos). Enquanto o ovo seca, prepare os bombons: corte o tablete de torrone em pedaço regulares e reserve. Derreta e tempere o chocolate ao leite da mesma maneira descrita acima (para derreter 200g de chocolate ao leite, calcule cerca de 1 minuto e meio na potência média).
Mergulhe os pedaços de torrone no chocolate derretido e temperado e retire-os com a ajuda de um garfo. Leve à geladeira para secar por alguns minutos, apare os excessos com uma tesoura e embrulhe-os em papel-chumbo.
Desenforme o ovo, embrulhe as metades em papel-chumbo e recheie com os bombons. Apóie o ovo sobre um suporte descartável, embale-o com papel colorido (seda, celofane nacarado, laminado, etc.) e feche com um laço.

Rendimento: 1 ovo de 1 kg

Dica!
Os flocos de arroz tornam o chocolate mais espesso, permitindo a moldagem numa só camada. Fique atenta ao tempo de secagem: alguns minutos a mais na geladeira farão com que o chocolate endureça e se concentre na parte central do ovo, dificultando o restante da moldagem. Você também pode substituir os flocos de arroz por pé-de-moleque triturado ou por crocante caseiro: misture numa panela pequena 10 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo lentamente até caramelizar. Junte 6 colheres (sopa) de castanha de caju picada, misture bem e despeje sobre o mármore untado. Espere esfriar e quebre com um rolo ou martelo de cozinha. Misture-o depois de frio
ao chocolate temperado.


Receita de Ovo de páscoa - Ovo Marmorizado

O que eu preciso ter?

Para o ovo:
300g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto,
200g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto

Para os bombons:
100g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto, 8 colheres (sopa) de creme de leite, 6 colheres de coco seco ralado,
250g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto.

Modo de Preparo:
Comece preparando o recheio dos bombons: leve ao banho-maria o chocolate branco e o creme de leite, misturando até formar um creme liso. Retire do fogo, junte o coco seco e, depois de frio, leve à geladeira por 3 horas, para adquirir consistência.
Enquanto isso, prepare o ovo: derreta o chocolate ao leite e o chocolate branco em vasilhas separadas (para isso, você pode usar o banho-maria, cuidando para retirar o chocolate bem antes da água ferver ou então o microondas, digitando
cerca de 2 minutos e usando sempre a potência média). Passe os dois tipos de chocolate para duas tigelas refratárias limpas e bem secas. Mexa continuamente, para que o chocolate resfrie por igual. Você saberá o ponto certo de resfriamento provando um pouco do chocolate na parte dos lábios: a sensação deve ser de 'frio.' Coloque
simultaneamente pequenas porções dos dois tipos de chocolate num molde para ovo de 500g e gire-o em seguida, para que os chocolates se misturem e forme o efeito marmorizado. Leve o molde à geladeira para secar e repita as camadas
até terminar todo o chocolate. Faça as bordas retirando os excessos do molde com a ajuda de uma espátula e leve o ovo à geladeira, emborcado sobre papel-alumínio. Quando o molde estiver 'opaco' (cerca de 20 minutos na geladeira), o ovo
estará pronto para ser desenformado.

Finalize os bombons: derreta e tempere a Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto da mesma maneira descrita
acima. Retire a massa de coco da geladeira, modele pequenas bolinhas e banhe-as no chocolate temperado. Leve-os à geladeira por alguns minutos, apenas para secar, embrulhe em papel-chumbo e recheie o ovo. Embale o ovo e guarde-o em local fresco e arejado.

Rendimento: 1 ovo de 600g

Dica!
Embale o ovo com filme-plástico e em seguida com papal-celofane transparente, finalizando com um laço de cor pastel
(salmão, amarelo claro,pérola, etc.). Desta maneira você preserva o efeito bonito do ovo, no momento em que for
presentear.


Receita para páscoa - Pão de Páscoa

O que eu preciso ter?

2 colheres (sopa) de fermento para pão (30g), 4 colheres (sopa) de açúcar,
1 ½ xícara (chá) de leite morno, 150g de margarina derretida ,
1 colher (chá) de sal, 2 ovos, raspas de 1 laranja, 5 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, 50g de margarina, 200g de
Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto, picada, 1 gema.

Modo de Preparo:
Numa tigela funda coloque o fermento, o açúcar e amasse com um garfo, até que ele derreta. Acrescente o leite morno, a margarina derretida e o sal. Bata ligeiramente os ovos e acrescente-os à mistura, juntamente com as raspas de
laranja. Acrescente aos poucos a farinha de trigo, amassando bem após cada adição. Cubra a massa com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. Abra a massa numa superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo.
Pincele a massa com um pouco de margarina derretida e distribua os pedacinhos de chocolate.
Enrole a massa com as mãos, dando o formato de um rocambole. Unte e enfarinhe uma fôrma grande, com buraco no meio (25cm de diâmetro) e acomode nela a massa, fazendo cortes com uma faca em toda a sua superfície sem chegar ao fundo da fôrma, para que depois de assada se formem 'gomos'. Cubra novamente e deixe crescer por mais 15
minutos.
Pincele com a gema do ovo e asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Rendimento: 15 pedaços

Dica!
Esse pão é excelente para ser servido no café da manhã do Domingo de Páscoa. Você pode prepará-lo com
antecedência, embalar em filme-plástico e congelar. Retire do freezer na véspera e esquente no forno por 5 minutos,
antes de servir.

Receita para Páscoa - Rocambole de Cacau e Limão

O que eu preciso ter?

Para o recheio:
300g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto, picada,
½ xícara (chá) de creme de leite,
¼ xícara (chá) de suco de limão.


Para a massa:

6 ovos, 6 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de Cacau em Pó Garoto, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo.

Para a cobertura:
100g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto, picada, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de creme
de leite, 2 colheres (sopa) de mel.

Modo de Preparo:
Comece preparando o recheio: misture o chocolate branco com o creme de leite e leve ao banho-maria, mexendo com uma espátula até derreter. Retire do fogo e acrescente aos poucos o suco de limão. Leve à geladeira por cerca de 6 horas, para ficar firme.
Enquanto isso, prepare a massa: bata os ovos com o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos. Desligue a batedeira e acrescente aos poucos o Cacau e a farinha de trigo, misturando com uma espátula, até a massa ficar homogênea.
Despeje a massa numa assadeira retangular média, untada e forrada com papel-manteiga e asse em forno médio, pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Desenforme sobre um guardanapo úmido e polvilhado com açúcar, enrole e reserve.
Prepare a cobertura: derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e acrescente a manteiga, o creme de leite e o mel, misturando bem para formar um creme liso e uniforme. Desenrole a massa, espalhe o recheio de chocolate branco e limão e torne a enrolar o rocambole, espalhando fartamente a cobertura. Decore com framboesas, cerejas ou amoras frescas e leve à geladeira por 1 hora, antes de servir.

Rendimento: 6 a 8 porções

Fonte: Livro de receitas www.garoto.com

Você encontra mais receitas de ovos de páscoa deliciosas, como: Receita de Ovo de Páscoa - Decorado e Recheado com Nozes, Receita de Ovo de Páscoa - Mesclado, Receita de Ovo de Páscoa - de Caramelo e outros simplesmentevividd.blogspot.com é de dar água na boca.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Multivitamínicos - Dicas e Benefícios

Corrida - Benefícios e Dicas

Musculação - Benefícios e Dicas

Ginástica Aeróbica e Localizada

Encontre aqui as melhores dicas de suplementos e como melhorar seu rendimento físico na ginástica aeróbica.



A ginástica aeróbica é excelente para trabalhar todos os grupamentos musculares tanto da parte inferior quanto da parte superior. É uma atividade física excelente para o sistema cardiovascular. Esse tipo de exercício faz com que tanto coração quanto pulmões e sistema cardiovascular trabalhem mais, proporcionando oxigênio com mais rapidez e eficácia a várias partes do corpo.

A ginástica aeróbica ajuda a melhorar sua postura e trabalha sua coordenação motora, além de proporcionar uma grande consciência corporal. Por ser uma atividade aeróbica, é excelente para ajudar na queima de gordura. Mas, não adianta se exercitar, suar e malhar fazendo sua ginástica se não houver um cuidado com a alimentação. Uma boa alimentação é essencial para manter-se saudável e em forma.

Mas quando se trata de praticar atividades físicas, é importante suprir o seu corpo com os nutrientes necessários. Isso irá fortalecer seu sistema imunológico, ajudar na redução de gordura e crescimento de massa muscular, além de fornecer os níveis de energia necessários, para que seu rendimento e os resultados que deseja alcançar com a prática da ginástica sejam ainda melhores.

Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes que você precisa para ter um bom rendimento nos treinos.. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação.

Cada suplemento tem uma funcionalidade. A lista a seguir mostra quais suplementos ajudarão você a desenvolver o seu melhor desempenho na ginástica:

- Suplementação Para Auxiliar na Ginástica Aeróbica:

Termogênicos: É importante para auxiliar na perda de gordura durante as atividades aeróbicas. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Os Termogênicos visam manter seu metabolismo acelerado para que você queime mais gordura. Se o seu objetivo na ginástica é perder gordura, os Termogênicos são ideais para ajudá-lo a conseguir melhores resultados.

Whey Protein: É a fonte ideal de proteínas para qualquer praticante de atividade física. O Whey Protein (Proteína do Soro do Leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador dos danos dos tecidos musculares, o Whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. O Whey fornece energia aos músculos trabalhados durante os exercícios de ginástica. Por ser de rápida absorção, quando usado depois da ginástica, o Whey vai rapidamente para o músculo, sendo excelente para a recuperação muscular. O crescimento do tecido muscular e a diminuição da gordura corporal vão aumentar a sua agilidade, fazendo com que você tenha um melhor rendimento durante as aulas.

Sports Drinks: Qualquer atividade física requer uma alimentação rica em carboidratos para gerar energia para os exercícios. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes dos quais o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e para se manter firme até o final da aula de ginástica. Os Sports Drinks são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. As aulas de ginástica têm um ritmo intenso do início ao fim, por isso perde-se bastante líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes especialmente com relação a reidratação.

Energéticos Em Gel:
São muito práticos, cabem na mochila, na bolsinha de academia ou até no bolso do short, por isso são muito eficientes para os alunos de ginástica aeróbica. Os Energéticos em Gel são ricos em carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Os Energéticos em Gel têm um sabor delicioso e podem ser ingeridos antes, durante ou depois das aulas. Eles elevam os seus níveis de energia e não pesam no estômago. Quanto mais energia você tiver para fazer os exercícios, melhor será seu desempenho durante a aula.

Barras Protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). As Barras Protéicas fornecem proteína para o corpo e são super práticas, podendo ser ingeridas até durante a aula de ginástica. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver fazendo os seus exercícios pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas e são uma excelente fonte de proteína, que são essenciais para o crescimento muscular. São muito práticas, por isso podem ser levadas para qualquer lugar.

- Benefícios da Ginástica Aeróbica:

* Fortalecimento muscular, sem hipertrofia.
* Treina a coordenação motora.
* Proporciona grande consciência corporal.
* Aumenta sua capacidade cardiorespiratória.
* Gasto calórico de até 500 Kcal/hora.
* Desenvolve uma melhor postura

- Riscos/Cuidados da Ginástica Aeróbica:


* Cuidado para não pegar mais peso do que sua capacidade, pois pode sobrecarregar as articulações dos membros inferiores, coluna lombar, joelhos, cotovelos e ombros.
* Fazer um aquecimento antes de começar a aumentar o ritmo da aula. E diminua o ritmo quando estiver para terminar a aula. Tire 10 minutos antes e 10 minutos depois para fazer exercícios suaves e alongamento.

- Principais Grupamentos Musculares Utilizados na Ginástica Aeróbica:

Todos os músculos podem ser trabalhados na ginástica. Para cada grupamento há um exercício específico.

- Dicas Para um Melhor Rendimento Físico na Ginástica Aeróbica:


* O número de séries e de subséries deve estar de acordo com o objetivo a ser alcançado. Se você quer uma série de força, ela deverá ter poucas repetições com maior carga. Quando a finalidade é trabalhar a resistência, a série deverá ter um maior número de repetições e pouca carga. Por este motivo é muito importante o planejamento para que seja alcançado o objetivo de cada aula.
* Os resultados serão muito melhores se os exercícios forem efetivados corretamente, mesmo que com pouca carga. O importante não é a carga no exercício, mas sim realizá-los por completo, da forma correta.

- Materiais/Vestimenta/Equipamentos para a Ginástica Aeróbica:


* Halteres
* Barras com anilhas
* Caneleiras
* Elásticos
* Steps
* Barras fixas e paralelas
* Colchonetes

Fonte: www.corpoperfeito.com.br

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Abdominais em 8 Minutos (ingl.)

Defina o seu abdome.
Aprenda com o guia de saúde deixa-ló bem saradinho.

Como se Defender de um Ataque pelas Costas (ingl.)

Dieta das proteínas


A nossa versão (saudável) da dieta das proteínas

Esta você pode fazer. A metabologista Fernanda D’Elia e a nutricionista Denise Shirch, de São Paulo, montaram um cardápio, com 1 200 calorias, à base de proteínas magras, pouca gordura e carboidratos complexos, os que não aumentam rápido a insulina. Não troque as refeições de um dia para o outro. Beba pelo menos 2 litros (dez copos) de água por dia. O emagrecimento depende daquilo tudo que você já sabe: idade, altura, quantos quilos quer perder, atividade física etc. Em média, queimam-se 4 quilos em três semanas. A grande vantagem: você pode e consegue manter a dieta por mais tempo, até atingir sua meta. Na manutenção, valem adaptações: trocar um dos lanches por 1 barra de cereais ou 1 fatia de pão integral com requeijão light, incluir 2 colheres (sopa) de arroz integral e 6 de feijão ou 1 xícara de macarrão ao sugo no almoço. Dê preferência a carboidratos complexos, como macarrão, arroz integral, cereais, grãos, pães integrais e frutas.

zona de perigo


• Pode provocar mau hálito, dor de cabeça, falta de disposição e náuseas porque a falta de carboidratos desidrata o organismo e aciona um mecanismo para economizar energia como se estivesse num jejum prolongado.
• Junto com a gordura, perde-se massa magra (musculatura e osso), o que não ocorre numa dieta balanceada.
• Quem se exercita pode sentir fadiga muscular.
• A dieta é difícil de ser seguida a médio e longo prazo pela restrição de carboidratos. isso é bom
• A ingestão de mais proteínas e gorduras reduz o apetite e garante rápida perda de peso, por um período curto. Pode funcionar como um impulso inicial.
• Alimentos que costumam ser proibidos em outras dietas ficam liberados, o que anima quem precisa começar a emagrecer.
• Atkins recomenda que se faça muito exercício.
• Quando o excesso de peso afeta a saúde (obesos, diabéticos, cardíacos), uma dieta radical pode valer a pena por um período curto.

Fonte: boaforma.abril.uol.com.br

Dr. Celso Marzano Fala sobre Dores na Relação Sexual

Dr. Celso Marzano Fala sobre Ejaculação Precoce

A Dieta das Proteínas pelo Dr. Omar Moisés

Dicas de como emagrecer com saúde.

Celebridades com e sem Maquiagem

As aparências enganam!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Penteados para seu dia a dia -Trança

Você que não sabe o que fazer com as madeichas, ai vai a dica: Trança.
Elas nunca saíram da moda, e sem falar que te deixa com um visual lindo.
Aprenda e se divirta.


1º passo: colocar a franja de lado para criar um caimento natural



2º passo: dividir a franja em três mechas



3º passo: iniciar a trança puxando alguns fios do cabelo e unindo a uma das mechas em cada trançado



4º passo: continuar o trançado, sempre unindo uma mecha com os fios do cabelo a uma das mechas da trança



5º passo: finalizar o penteado com um elástico na ponta da trança



6º passo: repetir o trançado do outro lado, unindo alguns fios do cabelo com uma das mechas da trança



Este é o resultado das tranças laterais



Fonte:beleza.terra.com.br

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Saiba como ter as pernas torneadas de Ivete Sangalo



Já pensou na possibilidade de ser dona de pernas tão bem definidas e desejadas quanto as da cantora Ivete Sangalo? O verão chegando e você arrasando na praia com uma minissaia?

Exercícios para as pernas

Agachamento passo-a-passo

1-
Posicione-se com as pernas paralelas e com os pés na largura dos ombros.


2-
Desça o quadril para trás, contraindo a musculatura anterior e posterior da coxa. Tome muito cuidado: o joelho não se move para frente. Faça um movimento como se estivesse sentando.


3-
Faça o movimento até que suas pernas fiquem em um ângulo de 90 graus uma com a outra. Retorne à posição inicial. Faça 3 séries com 20 repetições.


Além de dar um upgrade no visual e chamar a atenção masculina, pernas bem torneadas ainda podem ser sinônimo de saúde e qualidade de vida. "Exercitar os membros inferiores é de extrema importância para a circulação sanguínea. Isso facilita o retorno do sangue venoso, evitando varizes, aumentando o tônus muscular, a força e a resistência", explica a educadora física Gabriela Olive.

Gabriela lembra ainda que mulheres que não estão acostumadas a fazer exercícios físicos devem começar de leve, de acordo com seus limites. "Quem não está acostumada deve fazer um volume de treino menor, com séries e repetições menores. A carga também deve aumentar de forma progressiva", conta.

E eis a pergunta que não quer calar: malhar as pernas reduz a quantidade de celulite? Apesar da celulite ser um fator que envolve um número considerável de causas, o exercício ajuda na circulação e diminui a gordura localizada. Isso, sem dúvida, é um grande aliado contra aquelas celulites chatas e indesejadas. "É fundamental que a mulher mantenha também uma alimentação saudável", comenta Gabriela.

Tempo certo de sentir os 'efeitos'
Com disciplina e força de vontade, é possível que a mulher comece a sentir os resultados estéticos num período de dois a três meses. "Mas os efeitos fisiológicos para a mulher são imediatos", comenta Gabriela.

Claro que fatores genéticos influenciam, e muito, nos resultados obtidos por cada mulher, mas isso não é motivo para já desistir de cara da malhação.

"Se o objetivo da mulher é definir as pernas, o número de repetições deve ser maior e a carga deve ser moderada", explica Gabriela. Já quem procura um aumento no volume das pernas, deve usar cargas mais pesadas, com um número menor de repetições.

Cuidados durante os exercícios
Enquanto executa cada exercício, é importante manter o abdome sempre contraído e realizar movimentos lentos. "É importante também que a coluna esteja ereta, o pescoço relaxado e a respiração contínua", ensina a professora.

O ideal é que se comece com séries intercaladas com pausas de 20 a 30 segundos. Roupas leves e confortáveis e o uso de tênis são fundamentais.

Fonte: beleza.terra.com.br

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Como evitar a celulite?



Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:

* Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
* O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
* Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
* Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
* Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
* Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.

Fonte: www.dermatologia.net

Como evitar as estrias?


As melhores dicas para manter sua pele saudável

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Elas surgem em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele, sendo que outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele do abdômen é muito grande.

Para tentar evitá-las, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.

Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Fonte: www.dermatologia.net

Dicas relativas à pele das crianças



As melhores dicas para manter sua pele saudável


*"bolhinhas" com puz na pele ou feridas que não cicatrizam podem ser impetigo. Em alguns casos, a enfermidade pode desencadear uma doença que afeta os rins, portanto deve ser tratada logo no início.

*se o seu filho frequenta piscina e estão aparecendo uns "carocinhos" bem pequenos com uma depressão no centro ele pode estar com molusco contagioso. A doença também deve ser tratada logo no início pois se alastra com facilidade tornando o tratamento mais difícil.

* coceira na nuca pode ser sinônimo de piolhos, local predileto deles também no adulto. Procure por eles ou pelas lêndeas, pontos brancos aderidos aos fios, que são os ovos dos parasitas.

* se seu filho brinca em caixas de areia ou na praia e aparecer uma mancha avermelhada, coçando muito e fazendo um caminho sinuoso semelhante a um caminho de serpente, pode ser larva migrans, também conhecido como "bicho geográfico".

* nem toda mancha branca que aparece após a praia, é "micose de praia". Outras doenças, como a pitiríase alba ou deficiência de vitamina A podem ser a causa das manchas.

* se o seu filho toma mais de um banho por dia, evite a água muito quente e ensaboá-lo demais, o que pode provocar ressecamento e diminuir a barreira protetora da pele. Dê preferência a sabonetes suaves.

* coceira na dobra dos braços e atrás dos joelhos, acompanhadas de aspereza e vermelhidão, podem ser provocadas pela dermatite atópica, doença comum em crianças e "da família" da asma e rinite alérgica.

* evite cortar as unhas dos pés dos recém-nascidos muito curtas, principalmente se eles usam macacões com pé, pois elas correm o risco de encravar.

* coceira pelo corpo, que piora à noite, atingindo principalmente abdômen, genitais, umbigo, espaços entre os dedos das mãos, axilas e punhos pode ser escabiose, principalmente se outros membros da família também estão coçando.

* bebês muito aquecidos por excesso de roupas podem desenvolver bolinhas avermelhadas principalmente no tronco e na região do pescoço. É a miliária ou brotoeja.

* algumas crianças nascem com hemangiomas, que são manchas avermelhadas, algumas elevadas. Na maioria das vezes, não necessitam de tratamento, pois regridem sozinhas.

Como evitar o envelhecimento e o câncer da pele?


A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

* use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva.
* use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
* evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
* a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
* procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade ou feridas que não cicatrizam.

Fonte: www.dermatologia.net