segunda-feira, 17 de novembro de 2008

passo 1: Comer lentamente



Você quer emagrecer? não coma a comida depressa. Quando ingerimos o alimento devagar, saciamos mais rápido e com menos alimento. O cérebro leva cerca de 20 minutos para mandar a sensação de fome embora, imagina só, não importa o quanto você tenha comido. Então o guia de saúde preparou belas dicas pra você que quer emagrecer, e ao mesmo tempo, aprender alimentar pouco.

1. Coloque pequenas quantidades de alimento no garfo. Ponha os talheres na borda do prato enquanto você mastiga devagar.
2. Não coloque outro alimento na boca antes de engolir o primeiro bocado.
3. Saboreie o alimento. Quanto mais tempo a comida ficar em contato com as papilas gustativas (pequenas estruturas responsáveis pela percepção do gosto da comida), maior a sensação de prazer.
4. Use os cinco sentidos. Sinta o cheiro, o paladar, a textura e a temperatura do alimento. Esforce-se para diferenciar os ingredientes.
5. Faça uma pausa maior a cada 3 ou 4 garfadas. Preste atenção na sensação progressiva de saciedade que vai surgindo, perceba que a fome está indo embora.
6.Esqueça a regra de limpar o prato. Só coma enquanto estiver com fome e não porque ainda há comida servida.
7. Comece sua refeição pela salada, e faça desta etapa da refeição a mais tranqüila, apreciando cada garfada, sem pressa de chegar ao prato principal.
Se lhe parece difícil estabelecer o controle, é possível investir em treinamentos. Veja estes exemplos.
Treino 1 Escolha uma fruta de sua preferência e conte o tempo que demora a ingeri-la. No dia seguinte tente aumentar esse tempo: use garfo e faca, dê uma pausa entre os pedaços, mastigue mais. E vá tentando aumentar o tempo, dia após dia. Quanto mais devagar, menos você vai precisar comer para saciar sua fome.
Treino 2 Treino 2 Este exercício vai ajudá-la a sentir a diferença entre a fome de verdade e a vontade de comer provocada pela ansiedade. Escolha um dia tranqüilo para tomar um café da manhã como de costume. Aí, não coma mais nada, até que a sensação de fome comece a aparecer (em geral, de cinco a seis horas depois). O estômago contrai, vem uma leve fraqueza. Então, comece a se alimentar, mastigando cada bocado de vinte a vinte e cinco vezes, bem devagar. Faça pequenas pausas a cada dois minutos. Aí, preste atenção como a sensação de fome vai sumindo. Isso é que é a saciedade!

Lembre- se: Só não consegue, quem desiste!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!