segunda-feira, 27 de abril de 2009

Alerta: Gripe suína preocupa autoridades do mundo inteiro


O mundo inteiro está em alerta com a contaminação de mais uma doença que já matou mais de 100 pessoas no México e deixaram pelo menos sete doentes nos Estados Unidos, a gripe suína, uma doença que é causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A transmissão, como todas as outras gripes, se dá pelo ar ou por contato direto com secreções de pacientes infectados.
GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS)- fez neste sábado passado dia 25/04/2009 uma reunião de emergência para decidir se iria declarar emergência na saúde pública internacional por conta dos casos da gripe.
A Diretora-geral da OMS, Margaret Chan disse que a gripe suína tem potencial para tornar-se uma pandemia, mas que não é possível prever se e quando isso poderá ocorrer.
Atual vacina sazonal para gripe não oferece proteção para essa nova doença, mas o antiviral Tamiflu parece ser efetivo contra o H1N1.
Ministério da Saúde informou que o Brasil intensificou o monitoramento nos aeroportos para evitar a entrada de pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, nos vôos procedentes do México e dos Estados Unidos. Não há evidências da circulação do vírus influenza em humanos no Brasil nem suspeita ou registro de gripe suína causada pelo mesmo agente identificado. O documento informa que o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas.


Reforça-se que não há recomendação para a população do Brasil usar máscaras cirúrgicas, a exemplo do que vem ocorrendo no México.
Deus seja o nosso refugio, e que ele conforte pessoas que perderam seus entes queridos com essa grave doença. Para Deus não existe nada impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!