quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Espinhas não! Aprenda alguns truques



Ontem falei sobre as terríveis espinhas que estão me incomodando, e agora depois dos 24 poder se deparar com cravos e espinhas  “enfeitando” (ninguém merece!). Hoje é cada vez mais frequente nos depararmos com os inconvenientes cravos e espinhas após os 24, 30, 35 anos... a acne é o maior problema que leva as mulheres ao consultório médico. E, veja só: a média de idade aponta para os 26 anos, fase na qual a preocupação deveria ser outra – com a prevenção do envelhecimento precoce. Afinal, o que está acontecendo? O que está levando a esse “surto tardio”?

Existem substâncias prejudiciais no ar que podem obstruir os poros. Assim, priorizar a limpeza é fundamental!” A limpeza diária deve ser feita com produtos capazes de remover a oleosidade na medida certa – sem causar ressecamento. Por isso, duas vezes ao dia, opte por um sabonete facial (deixe o do corpo para o corpo!). Evite também espremer, pois o contato da secreção contaminada com outra parte da pele podendo provocar mais lesões, além de causar aquelas manchinhas e cicatrizes. “Algumas mulheres, sob tensão intensa, ainda têm mania de cutucar o rosto, piorando as lesões”. Uma boa maneira de lidar com a ansiedade é praticar atividade física, pois ela equilibra a produção de todos os hormônios e também secreta endorfina, responsável pelo humor.

Faça uma esfoliação leve, uma a duas vezes por semana, com um produto pouco abrasivo (que não causa o lixamento da pele, pois isso pode deixá-la mais sensível, irritada e até manchada). Uma vez por mês, invista numa limpeza com esteticista para remoção dos cravos e espinhas que ainda não apontaram. Eles podem evoluir e provocar acne inflamatória, agravando o quadro.

Dicas de alimentos que ajudam a se ver livre destas coisinhas:

Abobrinha, cenoura, batata-doce e damasco: fontes de betacaroteno, podem desacelerar a atividade das glândulas sebáceas.

Abacate, banana, batata, salmão: têm vitamina B6, que ajuda a regular os hormônios que causam as espinhas.

Noz, azeite, linhaça, castanha: ricos em ácidos graxos essenciais, inibem a inflamação e, consequentemente, o excesso de oleosidade e as lesões acneicas.

Peru, tofu, ostra: contêm zinco, mineral capaz de fortalecer o sistema imunológico, reduzir inflamações e promover a regeneração do tecido cutâneo.

O consumo de hormônios via produtos de origem animal, como leite e carne, principalmente a do frango, também pode provocar mais oleosidade. Por isso,dê preferência aos orgânicos e opte pelas versões integrais de arroz, pão e massa – que reduzem o índice glicêmico

Um comentário:

  1. Olá gostei do seu blog ! Tenho um a algum tempo e só agora estou me dedicando a ele, mas tenho um problema ñ sei como divulgar o que vc faz p divulgar o seu blog???

    Hô tb sofro com as benditas espinhhas mesmo já tendo 23 anos huahuhaua ... e curti muito as suas dicas.
    Abrc'ss
    Vou me tornar seguido do seu blog ^_^

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!