quarta-feira, 26 de março de 2008

Gravidez na Adolescência


Dados do IBGE mostram que o número de casos de gravidez na adolescência vêm aumentando consideralvelmente nos últimos anos. Estima-se que o número gira em torno de 700 mil os casos de gravidez na adolescência, entre 12 e 19 anos, a cada ano no Brasil.

Quais os possíveis fatores que levam as adolescentes a engravidar cada vez mais cedo?

Existem vários fatores que contribuem para o aumento do quadro de gravidez na adolescência, entre eles, o desejo das jovens de ser mãe, o início cada vez mais precoce da primeira menstruação, a inconseqüência característica dos adolescentes e desestruturação familiar.

A falta de informação não pode ser considerado um dos fatores, pois nunca se foi tão divulgado na mídia os métodos anti-concepcionais, muito mais do que alguns anos atrás e no entanto, o número de adolescentes grávidas aumenta a cada dia. Alguns países não obtiveram nenhum resultado positivo em relação à diminuição da ocorrência da gravidez na adolescência após incluir o ensino de métodos anticoncepcionais nos currículos escolares.

Existem riscos maiores da gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescencia pode ser considerada de alto risco, dependendo da idade, o corpo ainda não está totalmente preparado para a maternidade, há maior incidência de hipertensão nas adolescentes grávidas e também podem levar a adolescente a sofrer de anemia. O risco pode aumentar na medida em que as adolescentes tentam esconder a gravidez e retardar o pré-natal, que é muito importante para adolescentes. Porém, na maioria dos casos, o parto segue normal e o bebê nasce com peso e altura na média.

Fonte: www.brazuka.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!