quinta-feira, 17 de julho de 2008

Luzes, reflexo, balaiagem ou mechas?



Luzes, reflexo, balaiagem e mechas, todas essas técnicas iluminan o visual
Ok, você decidiu mudar o tom do seu cabelo. E como se já não fosse complicado chegar até aí, você ainda é obrigada a se deparar com mil e um nomes distintos que classificam os processos de coloração e descoloração.

Luzes, mechas, reflexos, balaiagem, mechas californianas? Qual deles escolher? O que cada um deles significa exatamente?

Em suma, os nomes são diferentes, mas o objetivo é o mesmo: deixar os fios mais luminosos. Confira as técnicas e escolha a sua.

Antes da mudança, no entanto, não se esqueça de conversar com seu cabeleireiro. Ele saberá exatamente o que combina com você.

Luzes

Se você deseja apenas iluminar o visual, quebrando a monotonia do tom uniforme dos seus fios, as luzes são uma boa pedida. Elas são feitas em mechas finas por toda a cabeça, que ganha fios descoloridos que se misturam à cor original do cabelo. Cerca de 50% dos fios são descoloridos neste processo, que produz mechas sutis, clareando o cabelo até três tons. Se os cabelos já estão muito claros depois de várias sessões, é possível fazer luzes negativas. Neste caso, são feitas mechas mais escuras, no tom natural dos fios.

Reflexo

Clareia de 80 a 90% dos fios e trabalha com cores claras mais fortes e definidas. A espessura das mechas dependerá da quantidade (volume) de cabelos. Em geral, elas são finas, espalhadas e bem marcadas. O método está em desuso atualmente porque, segundo alguns cabeleireiros, confere um visual artificial.

Mechas

Aqui acontece o clareamento (descoloração) ou a coloração de mechas largas. Normalmente, os tons escolhidos contrastam com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto.

Mechas ou luzes californianas


As mechas (ou luzes) californianas são mais escuras no comprimento e mais claras nas pontas, deixando a raiz livre de qualquer química. Elas dão mais luminosidade às extremidades e efeito de profundidade ao cabelo. São muito requisitadas no verão, pois dão aos fios o aspecto de queimados de sol. O resultado final são cabelos com até 7 tons de dourado, vindo em dégradé desde a raiz até as pontas, do tom mais escuro ao mais claro.

Balaiagem

É um processo tom sobre tom que modifica cerca de 20% dos fios. As mechas, concentradas no topo da cabeça, são normalmente grossas e de duas ou três cores, sempre próximas ao tom original dos fios. É indicada para quem quer começar a clarear os cabelos, mas tem receio de uma mudança muito radical. O resultado do processo passa a idéia de cabelos levemente iluminados pelo sol, pois os fios não ficam muito marcados.

Texto: Vanessa Cusumano
Fonte: www.elinda.com.br

18 comentários:

  1. Sou morena clara meus cabelos são cacheados longos e preto e eu estou endecsisa entre luzes ou balaiage!!!
    qual ficaria melhor

    ResponderExcluir
  2. sou branca,cabelos pretos e cacheados. Gostaria de saber qual a cor e qual cairia melhor em mim Luzes ou balaige. Obs: Meus cabelos andam muitos na escova.
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é rosa tenho cabelos pintados de castanho escuro e gostaria de fazer umas luzes no tom de caramelo ja tenho uns 30% de fios brancos no meu cabelo, gostaria de saber se da certo fazer as luzes com caramelo pois sei q quando descolorir meu cabelo vai puxar para um tom de vermelho e alaranjado, gostaria de saber q volumagem de ox usar para descolorir e quanto tempo deixar no cabelo. Quero fazer isso ainda essa semana q vem ta aguardo sua resposta. Grata

    ResponderExcluir
  4. oi,tudo bem?Estou com uma grande duvida quero mudar o visual mais estou indecisa não sei se faço luzes ou balaiagem e qual o melhor tom.Sou morena e tenho os cabelos lisos,pretos e longos.O que ficaria melhor pra mim...
    Desde já agradeço..
    obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  5. oiie , sou morena, tenha os cabelos´pretos, gostaria de mudar meu visu, pro natal,nunca pintei meu cabelo são naturais. O que faço com ele ja me falaram que balaiagem ficaria legal por que vou começar clarear os cabelos,,,

    o que façoooo?

    ResponderExcluir
  6. ola,meu cabelo foi pintado de loiro escuro ,tenho olhos verdes e estou em duvida não sei.. o que fica melhor para mim ,luzes ,mechas ou balaiagem?

    ResponderExcluir
  7. ola,meu cabelo foi pintado de loiro escuro ,tenho olhos verdes e estou em duvida não sei.. o que fica melhor para mim ,luzes ,mechas ou balaiagem?

    ResponderExcluir
  8. ja pintei muitos meus cabelos quero mudar cor do meu cabelos sei que natural vai ser muito dificil mais como faço para volta quase cor natural boa noite

    ResponderExcluir
  9. Possuo cabelo bem escuro, cacheado sem nenhuma química nem tintura, mas ultimamente ando querendo dar uma mudada no visual, porém nada muito radical, deixando o mais natural possível. o que vc me recomenda? Balaiagem? Luzes? Californianas? Aguardo Retorno,
    Nádia Dantas [nadiafdantas@gmail.com]

    ResponderExcluir
  10. Sou morena e tenho olhos verde!!! Só que estou na dúvida se a balaiagem fikaria legal para mim..gente me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  11. oie meus cabelos sao pintados de loiro gostaria de fazer balaoge nele que cor ficaria bom fazer balaigem nele

    ResponderExcluir
  12. oi sou rosangela morena cabelos preto nao muito comprido estou em duvida entre balaiagem e luzes qual ficaria melhor?

    ResponderExcluir
  13. meus cabelos sao castanho escuro,e,eu resolvir mudar fui a uma cabelereira e ela disse q pra clarear o meu cabelo era melhor fazer mechas primeiro,eu gostaria de saber,se ela tivesse feito balaiagem ia clarear meu cabelo ou naum?

    ResponderExcluir
  14. quero saber se pra fazer mechas em tom loiro cinza é necessario passaruma tinta apos a descoloração ou é no tempo do descolorante ?

    ResponderExcluir
  15. oii! meu nome é Geovanna ,sou branca (+ amarela)tenho cabelos bem cacheado(crespos) ,castanho claro, queriia saber se cabelos crespos podem ser feito balaiagem!? e se fica boom,?
    ou oq eu posso fazer? obrigadoo aguardo respostas

    ResponderExcluir
  16. meus estao com luzes mais estou querendo fazer balaiagem eu posso?

    ResponderExcluir
  17. balaiagem não usa tinta,só descoloração?

    ResponderExcluir
  18. como saber a cor ideal da balaigem?quanto tempo preciso deixar a descoloração para ficar loiro claricimo acinzentado?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!