quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Dicas para cuidar dos seus sapatos


É sempre bom ter dicas de cuidados com os nossos sapatos....
Então você não terá mais dúvidas, porque dando uma olhada na net, achei dicas especiais.... E é com grande prazer que a divido com você....

Dê uma olhada...


De uma estação para outra, alguns modelos de calçados ficam fora de circulação. No verão, as botas e os sapatos fechados ficam guardados, enquanto no inverno, as sandálias é que ficam "hibernando". Amontoá-los significa que quando você precisar novamente daquela bota ou de um escarpim, por exemplo, os encontrará deformados e sem brilho. Vale a pena dedicar um tempinho à sapateira! Quando você cuida dos seus calçados como merecem, eles retribuem mantendo-se belos por mais tempo.

Espaço: utilize uma mala ou caixa para guardar seus sapatos fora de estação e os especiais, se sua sapateira for pequena. Evite amontoá-los para não perderem a forma. Deixe à vista os sapatos de uso diário, bons para todas as estações. Limpe o espaço onde os calçados ficam com água e vinagre sempre que puder.

Sapatos em geral: guarde sempre limpos e antes disso, deixe-os descansar fora do armário para ventilar. Mantenha seus calçados, de preferência, em suas caixas originais ou em sacos de algodão, flanela ou tecido-papel, porém, nunca em sacos plásticos. Todos os sapatos podem ser recheados até o bico com papel jornal amassado, esse recurso substitui as fôrmas de madeira.

Sapatos em tecido: limpe com pano embebido em álcool. Guarde-os envolvidos em papel de seda azul-claro e junte pimenta-do-reino em grãos ou a boa e velha naftalina para afastar as traças.

Sapatos em tons claros: utilize uma borracha branca (escolar), em um único sentido, como se fosse "apagar" as sujeiras e marcas.

Sapatos com detalhes em metal: forre os metais que enfeitam o sapato com gaze para curativos ou algodão, assim o brilho dos detalhes durará por mais tempo.

Sapatos molhados: aplique uma camada de lustra-móveis na parte externa dos calçados e coloque um recheio generoso de papel higiênico para manter a forma e enxugar a umidade. Seque-os à sombra. Saches de barras de giz, diminuem a umidade.

Sapatos de verniz: limpe-os com um pano embebido em glicerina ou azeite. Nunca deixe um calçado de verniz sob outro, pois o peso pode estragar o lustro.

Botas: preencha-as com jornal até o bico. No cano, coloque uma cartolina enrolada. Envolva os pares com papel de seda ou malha de camiseta.

Escarpins ou mocassins: preencha-os com papel de seda amassado e depois pressione um tubo de caneta esferográfica, sem a tinta, do bico ao contraforte traseiro.


Fonte: www.gustavosarti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!