sexta-feira, 15 de maio de 2009

Saúde: Malhando em casa



Muitas pessoas infelizmente não tem tempo de malhar devido ao tempo curto, eu por exemplo já não gosto de malhar em academia, então adotei a malhação em casa mesmo, com certeza uma aula de ginástica ou dança bemorientada, com um professor ao seu lado, pronto para tirar dúvidas, corrigir sua postura ou alterar o treino conforme a sua evolução é insubstituível.

Mas se o seu tempo não permite, ou você é igual a mim, que não é muito fã de uma academia, que tal aproveitar as poucas horas que você tem para malhar no aconchego do seu lar, com a ajuda de um personal trainer via DVD?

A grande vantagem deste método é que, além da comodidade, eles contam com a orientação de profissionais renomados. E se você acha que a malhação em casa pode ser monótona, engana-se. Há DVDs para todos os gostos e com certeza você vai encontrar uma atividade com a qual tenha afinidade.

Mas antes de escolher o seu, vestir o modelito fitness, amarrar o cabelo e apertar o play do seu aparelho, saiba que é preciso ter alguns cuidados. O primeiro deles é estar livre de qualquer restrição médica, principalmente se tiver problemas cardíacos ou ortopédicos. Nestes casos, é preciso conversar com o médico. Se puder, uma ótima dica é adquirir um monitor cardíaco. Com ele, a atividade fica mais eficiente e segura, pois avisa se você está trabalhando no ritmo adequado para seu peso e idade.

Mais cuidados? Um bom aquecimento, com exercícios de alongamento antes de iniciar a atividade propriamente dita, é regra básica. Não dá para fugir! Então vamos lá, encaixe o quadril, contraia o abdome e deixe sempre os joelhos levemente flexionados e paralelos com as pontas dos pés. E o mais importante: respeite seus limites. Tomadas estas precauções, aí sim você pode partir para os exercícios.


Adotei a atividade do power jump, o famoso minitrampolim, é uma aula divertida coreografada com combinações de movimentos muito simples e seguros e que prometem queimar muitas calorias, além de desenvolver a capacidade aeróbica, o equilíbrio, a coordenação motora e o ritmo. Mas não se engane: apesar de parecer uma brincadeira, a aula é puxada, dá para ficar de língua de fora e depois de alguns minutos, as pernas começam a queimar, pois os pulos promovem uma espécie de drenagem linfática. Vale mais do que nunca a dica do abdome contraído, da respiração correta e até do uso do monitor cardíaco. Em pouco tempo, no entanto, a atividade vai ficando mais fácil, os saltos já não ficam mais tão inseguros e desengonçados, a confiança aumenta e o tempo de permanência no aparelho também. Uma excelente atividade aeróbica (em uma hora é possível detonar até 600 calorias) e que não oferece grande impacto.

Um comentário:

  1. Ai... é tão difícil manter a disciplina malhando em casa... sempre acabo desistindo... mas também nunca tentei com a ajuda de um DVD (acho que assim realmente é mais motivante!)...
    Eu fazia aula de Jump na academia e é muuuuuuuito bom.. aliás, li na net que uma aula de jump equivale à uma sessão de drenagem linfática... pois os pulinhos fazem o mesmo efeito!!!
    Vou começar a postar meu cardápio sim...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!