quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Praia: moda e cuidados com a pele!
É verão. É tempo de descer a serra, encontrar o mar, curtir o sol à beira da piscina e relaxar. Mesmo que sejam por poucos dias, muita gente dá um jeitinho para aproveitar o calor e as belezas do litoral brasileiro. E para aproveitar de verdade é bom cuidar um pouquinho do visual.
Bela
Na praia ou à beira da piscina ficamos praticamente despidos. Ficam expostas não só os pontos fortes da silhueta como também (e principalmente) as imperfeições. Se não foi possível ir a academia e controlar o apetite na hora de escolher entre maiô ou biquíni, fique diante de um espelho e use seu olhar crítico para encontrar a resposta. Aqui vão alguns parâmetros.
* Muito busto ou busto caído: maiô com corte clássico resolve o problema.
* Baixinha ou gordinha: deve optar pelo maiô, de preferência com detalhes que alongam a silhueta.
* Pouco busto: biquínis com sutiã com bojo delicado ficam bem.
* Pouco busto, quilinhos extras e quadril exagerado: prefira maiôs com um pouco de bojo.
* Busto médio ou pequeno: modelos meia-taça e tomara-que-caia.
* Seios separados: sutiã com amarração na frente fica ótimo.
* Barriguinha saliente: a solução é o sunquíni (biquíni cuja calcinha cobre uma parte da barriga, disfarçando-a). Mas se a região estiver muito flácida e com bastante volume, prefira modelos de maiô com forro, que ajudam a disfarçar o problema.
* Bumbum grande: você não precisa vestir uma calcinha enorme para cobri-lo. Dessa forma, causará efeito contrário. Prefira modelos de calcinhas médios, com estampas discretas.
* Costas gordas: podem ser disfarçadas com maiôs com recortes fechados.
Dica
Se você engordou do verão passado para este, cuidado com o velho biquíni ou maiô: o elástico apertado nas pernas, nas costas e onde mais estiver, fazem as gordurinhas saltarem.
Bronzeada
Depois de escolher seu traje de banho, não vá se esticando na cadeira de praia. Prepare-se.
* Exfolie a pele: uma semana antes de ir à praia ou à piscina aplique produtos específicos ou faça um tratamento específico em clínicas de estética. A retirada das células mortas vai ajudá-la a obter um bronzeado uniforme
* Cuidado com as manchas na pele: se você já tem, saiba que o sol ajuda a piorá-las. Você deve tratá-las nos períodos que não pretende se expor ao sol. Se você já se livrou delas recentemente ou ainda não teve tempo para isso, aplique protetor solar e procure se esconder do sol!
* Use filtro solar sempre: aplique um produto de sua preferência antes de sair de casa e repita a operação antes da exposição ao sol. Faça isso a cada duas horas ou sempre que sair da água (tanto faz da piscina ou do mar). Verifique se você não se esqueceu de proteger orelhas, axilas, peito do pé, pescoço e couro cabeludo (caso tenha cabelos curtos ou com pouco volume).
* Analise as especificações do rótulo do filtro solar.
o UVA e UVB: o produto deve proteger sua pele dos dois tipos de raio. O UVA incide o dia todo e atinge a segunda camada da pele, onde ficam o colágeno e a elastina, provocando o envelhecimento precoce e a câncer. O UVB age com força total por volta do meio-dia e pode provocar queimaduras graves.
o Hipoalergênico: significa que têm menos chance de provocar alergias. Não contém perfumes nem corantes.
o Oil-free: não contém óleo na fórmula.
o Resistente à água: protege a pele por 40 minutos.
o À prova d´água: resiste, em média, 80 minutos.
* Proteja seus cabelos: aplique produtos específicos (também com filtro solar) e chapéus.
* Na praia e à beira da piscina não se usa: maquiagem, jóias, bijuterias e perfumes. Batom, só se for discretíssimo e com filtro solar.
* Proteja seus olhos: use óculos com lentes anti-UV (anti-raios ultravioleta). Esqueça os de camelô, invista em óculos de boa qualidade.
Dica
Se você não se protegeu suficientemente com protetor solar e a sua pele ficou queimada ao invés de bronzeada aqui vão algumas dicas:
* Compressas de chá de camomila gelado e soro fisiológico ajudam a acalmar a pele.
* Capriche na hidratação aplicando produtos à base de aloe Vera, uréia e ativos antioxidantes, como vitaminas C e E, zinco, manganês, entre outros, que ajudam a regenerar as células.
* Se o ardor for forte faça uma mistura de hidratante sem perfume e sem corantes (pode ser Fisiogel, Epidrat ou Ureadin), com um pouco de óleo de amêndoa doce (de preferência de consistência fina), pomada Hipoglós e antiinflamatório tópico (pomada ou creme) - caso a pele esteja dolorida. Aplique essa mistura três vezes ao dia até que o desconforto desapareça. (Fonte: Revista Claudia - edição de Janeiro/2006).
Fonte:www.gustavosarti.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!!!