segunda-feira, 7 de abril de 2008

Bebê - Escolhendo o brinquedo ideal

O Brinquedo Ideal

Antes de aprender a escolher o brinquedo ideal, os pais precisam analisar e conhecer muito bem os gostos, interesses, facilidades e dificuldades da criança. Mesmo os brinquedos que estão dentro da recomendação de faixa etária podem ser inapropriados para seu filho, afinal essa é uma classificação geral, e cada criança é diferente da outra. Antes de decidir levar o brinquedo para casa, tenha certeza que o seu pequeno vai gostar do presente e que esse vai contribuir de alguma forma para o seu desenvolvimento.

Muitas vezes os pais acabam errando na escolha, pois levam algo que agrade a eles mesmos, e que pode se revelar extremamente complicado e desinteressante para a criança.

A preferência da criança deve prevalecer. Aquela história de que existem brinquedos exclusivos para meninos ou meninas já era. Isso na verdade não existe, convencionou-se desta forma. "Os meninos podem sim brincar de boneca e as meninas de carrinho, e eles gostam disso. Muitas meninas hoje em dia jogam futebol, que é um esporte como outro qualquer", garante a educadora Luciana Pierre. Durante a brincadeira, as crianças representam todos os papéis e isso é muito importante para a formação delas. "Vivemos no século XXI. Homens cozinham maravilhosamente bem e são ótimos pais, mulheres despontam como grandes empresárias, e em cargos políticos, enfim, é importante que a educação acompanhe a evolução da sociedade e seus diversos papéis sociais".

O assunto é tão sério que a Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, desenvolveu o Guia dos Brinquedos e do Brincar. "Está claro que os brinquedos desempenham um papel decisivo para converter as crianças de nossos dias em adultos maduros, com grande imaginação e auto-confiança", diz a introdução do Guia.

A Abrinq levou em consideração diversos fatores para poder classificar de acordo com a faixa etária o brinquedo ideal, desde sua adaptação ao usuário, ou seja, a facilidade que a criança tem de manusear o brinquedo, até a sua contribuição para a formação da personalidade da criança.

Então, mãos à obra, vamos aprender a escolher o presente ideal!

Fonte: guiadobebe.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!