quinta-feira, 17 de julho de 2008

Caspa


Cuidados com o couro cabeludo

Frio, vento, tempo seco e alta concentração de poluentes no ar contribuem para o aparecimento de doenças no couro cabeludo. São por estes motivos que os cuidados com os cabelos devem ser redobrados durante o inverno.

A seborréia é um dos problemas que atinge o couro cabeludo e se torna mais propício nesta época do ano. Ela pode se manifestar de duas maneiras: como uma leve descamação seca e fina, originando a caspa, ou como a dermatite seborreica, que são inflamações no couro cabeludo.

Os dois tipos são ocasionados pelo excesso de produção de uma gordura especial que fica na superfície de nossa pele, o chamado sebo, importante na proteção da pele contra microorganismos, agentes nocivos, físicos e químicos.

É por esta razão que os cabelos oleosos são mais propensos ao aparecimento de caspas.

De acordo com a dermatologista Flávia Addor, o problema é mais freqüente no inverno devido aos banhos quentes que a maioria das pessoas tem costume de tomar nos dias frios. "Isso estimula a produção do sebo e piora a descamação do couro cabeludo", afirma. Além dos fatores externos, Flávia explica que existem pessoas com uma pré-disposição genética, o que dificulta a existência de métodos preventivos.

A dermatologista afirma ainda, que a caspa não é uma doença propriamente dita e seu tratamento e controle são bastante simples, com uso de xampus e loções específicas. No entanto, seu aparecimento pode causar coceira e gerar constrangimento às pessoas.

Já a coceira intensa, um fluxo de descamação maior e vermelhidão no couro cabeludo são características da dermatite seborreica. Nestes casos, o tratamento varia de acordo com o quadro clínico, mas as últimas alternativas são medicamentos como antiinflamatório ou antifungo.

Flávia ressalta que alguns pacientes acreditam que uma alimentação gordurosa pode ocasionar ou aumentar a descamação do couro cabeludo. Porém, ela afirma que isso não passa de um mito.

A dermatologista dá algumas dicas para manter a saúde do couro cabeludo, também no inverno:

- Lave os cabelos em água morna, sempre que sentir necessidade. A seborréia não vai piorar com a freqüência das lavagens;

- Seque os cabelos com secador em temperatura média, mantendo o equipamento a uma distância mínima de 15 cm ;

- Lave pentes e escovas periodicamente para remover microorganismos;

- Lave os cabelos com produtos específicos para o controle da caspa (xampus, condicionadores), loções anticaspas (cosméticas ou medicamentosas, já que alguns ingredientes, de acordo com a concentração, somente podem ser utilizados em medicamentos).

Fonte: www.minhavida.com.br

Um comentário:

  1. COMO EU FAÇO PRA ACABAR DE VEZ COM A CASPA NEM O REXONA RESOVE SE MUITO E COMO ELAS SURGEM E PORQUE SURGEM

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!