quinta-feira, 17 de julho de 2008

Luzes: faça você mesma


Cabelo / Químicas e coloração

Fazer luzes em casa é possível e exige cuidados
Antes de qualquer coisa, é fundamental se munir de uma boa dose de sinceridade e responder à seguinte pergunta: seu cabelo está saudável?

Se a resposta for negativa, faça um intensivão de hidratação e reconstrução antes de partir para a empreitada sozinha. Apenas fios saudáveis sobrevivem a uma sessão de luzes.

Se você respondeu “sim”, arme-se de paciência e tenha em mente que se algo der errado não será o fim do mundo. Há sempre um bom profissional por perto para nos socorrer.

E atenção: se você já tem alguma química nos fios, não faça luzes em casa. Neste caso, procure um bom salão.

Saiba que há várias formas para se fazer luzes. A seguir, você aprende o passo-a-passo da técnica considerada mais fácil e segura de se fazer em casa, sozinha.

Você vai precisar de:


• pó descolorante
• água oxigenada: a volumagem depende do grau de descoloração que você deseja atingir e pode ser de 20, 30 ou 40 vol. (o oxidante de 20 vol. clareia um tom, o oxidante de 30 vol. abre dois tons e o oxidante de 40 vol. abre três tons)
• touca para luzes: pode ser de plástico ou de silicone (as primeiras são menos duráveis e as últimas possuem saliências que ajudam a localizar os furos da parte de trás com os dedos na hora de puxar os fios)
• agulha de crochê: quanto mais fina a agulha, menores serão as mechas de cabelo descoloridas e mais natural será o resultado das luzes
• pincel de coloração
• cumbuca de plástico

Como fazer:


1. Se o seu cabelo não é naturalmente liso, desembarace os fios, faça uma escova e use a chapinha para alisá-los. Isso vai facilitar na hora de puxar as mechas na touca, evitando que elas embaracem e, com isso, causem dor. Certifique-se de que seus fios estão bem secos.

2. Com cuidado para não rasgar a touca, faça furinhos nos locais indicados de acordo com a quantidade de mechas que você deseja. Procure distribuir bem os furos. Se a sua touca for de silicone, passe um pouquinho de talco nos furinhos para ajudar na hora de puxar os fios.

3. Penteie os cabelos como de costume (você pode dividi-los ao meio ou pentear tudo para trás). Coloque a touca de maneira bem firme. Quanto mais “colada” na cabeça, mais perto da raiz o descolorante chega. Se precisar, prenda a touca de silicone com alguns grampos (use os furinhos dela) ou passe uma fita adesiva em volta da cabeça para fixar a touca de plástico.

4. Vá para frente do espelho (será mais fácil se ele permitir que você visualize também a parte de trás da sua cabeça). Com a ajuda da agulha, vá puxando as mechinhas calmamente. Comece pelo topo da cabeça, na parte da frente. É preciso ter paciência nessa hora, ainda mais se você quiser pegar mechas fininhas. Procure distribuir de maneira uniforme as mechas. Depois de puxar, penteie as mechas e as divida em quatro partes.

5. Prepare o pó descolorante na cumbuca, colocando duas medidas de pó para uma de água oxigenada. O ideal é que a mistura fique consistente (nem muito líquida nem muito dura).

6. Faça um teste em uma pequena mechinha do cabelo antes de passar a mistura em todos os fios puxados. Isso é importante para você descobrir se é alérgica e saber quanto tempo o descolorante deve ficar nos fios para você obter o resultado desejado. Passe a mistura com o pincel e fique observando o processo de descoloração até chegar ao tom desejado. Marque esse tempo. Lembrando de nunca exceder 45 minutos.

7. Passe o descolorante em cada uma das quatro partes do cabelo, deixando a mecha-teste de fora. Não se atenha muito tempo a cada uma das partes. Procure ser rápida, pois o descolorante começa a agir assim que entra em contato com o seu cabelo. Espalhe bem o descolorante. Certifique-se de que a cobertura da mistura ficou uniforme sobre os fios.

8. Vá verificando o grau de clareamento do seu cabelo constantemente. Deixe a mistura agir ao longo do tempo do seu teste ou até atingir o tom desejado. Se você não conseguiu o tom que queria em até 45 minutos, mesmo assim, remova a mistura (neste caso, será necessária uma nova descoloração posteriormente ou você terá que aplicar uma coloração ou um tonalizante em seguida).

9. Sem tirar a touca, remova totalmente a mistura com água morna e lave os fios com xampu. Retire a touca, lave com xampu novamente e aplique uma máscara reconstrutora (ou uma bem hidratante). Deixe o tempo indicado, enxágüe, passe um pouco de condicionador, deixe três minutos e retire. Finalize com um leave-in hidratante.

10. Hidrate seus fios a cada dois dias e faça uma reconstrução semanal. Esses cuidados são essenciais para repor os nutrientes retirados pela descoloração.

Texto: Vanessa Cusumano
Fonte: www.elinda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!