quinta-feira, 17 de julho de 2008

Como pintar os cabelos em casa



Pintar os cabelos em casa é facil, mas exige atenção e força de vontade

Se você gosta de se virar sozinha ou não tem dinheiro para ir ao salão tingir seus fios, saiba que pintá-los em casa não é nenhum bicho de sete cabeças não.

Basta tomar alguns cuidados e seguir nosso passo-a-passo. Mas antes, separe os seguintes materiais:

• Kit de coloração (ou bisnaga de tintura e água oxigenada)
• Pincel para coloração
• Luvas
• Cumbuca de plástico
• Toalha
• Pente fino com o cabo estreito
• Presilhas
• Creme protetor de pele
• Capa protetora de roupa

A preparação começa dois dias antes de aplicar a tintura, quando você deve lavar os fios e não passar nenhum produto sem enxágüe. Fuja do xampu até partir para a coloração, pois a gordura produzida pelas glândulas sebáceas vai proteger seu couro cabeludo da química. Só lave o cabelo com xampu dois dias depois da tintura para que a coloração se fixe nos fios. A partir daí, capriche nas hidratações e reconstruções.

Um dia antes de tingir, faça o teste de alergia. Ele é fundamental na primeira vez em que você usa determinada marca de produto. Coloque três gotas da tintura na cumbuca de plástico e seis gotas de água oxigenada. Misture tudo, passe atrás da orelha e espere 40 minutos. Lave o local e aguarde 24 horas. Se coçar, arder ou ficar vermelho, desista.

Lembre-se

• Tinta não clareia tinta, portanto, na dúvida, escolha uma coloração mais clara do que a desejada. Deste modo, fica fácil escurecer os fios se o resultado final não agradar.
• Quanto mais você lavar o cabelo, mais rápido ele vai desbotar. Use xampu anti-resíduos com cautela, pois ele contribui para que a tintura desbote mais rapidamente.
• Se você fez permanente ou alisamento, espere 30 dias para tingir o cabelo e faça hidratações neste período.
• Atenção na escolha da água oxigenada: 10 vol. não abre nenhum tom e apenas fixa a coloração ou neutraliza tons indesejados, 20 vol. abre um tom e fixa a cor, 30 vol. abre dois tons e 40 vol. abre até três tons.
• Se a pele ficou manchada, recorra a líquidos especiais que removem marcas de tinta. Eles estão à venda em perfumarias.
• O cabelo deve estar totalmente seco e desembaraçado para receber a tintura, que não deve ser aplicada na sobrancelha.

Passo-a-passo 1. Comece misturado a água oxigenada à coloração seguindo as especificações do fabricante. Respeite as proporções indicadas caso você esteja usando a dupla comprada separadamente: bisnaga de coloração e água oxigenada. O resultado final depende disso. Coloque a coloração na cumbuca e misture-a com o pincel, em seguida adicione a água oxigenada e mexa bem os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Se você comprou o kit de coloração, as partes já estão corretas; basta misturá-las no aplicador que vem na caixinha.

2. Antes de começar a aplicação da coloração, passe o produto específico para proteger a pele, especialmente na testa, na nuca e nas orelhas.

3. Com a ajuda do pente, divida o cabelo em mechas largas para facilitar a aplicação do produto e obter resultado uniforme. Prenda as mechas com presilhas.

4. Coloque as luvas e a capa protetora. Para evitar dissabores, use uma camiseta velha por baixo da capa.

5. Comece a aplicação:

Se você nunca tingiu os cabelos antes: inicie a aplicação pelo comprimento e pelas pontas em direção à raiz. Comece pelos fios perto da nuca.

Se você pretende retocar a raiz: coloque a tintura diretamente na raiz. Comece pelos fios perto da nuca.

Se você deseja trocar de cor: aplique nas pontas em direção à raiz. Se existir raiz natural, deixe-a para depois de um tempo de pausa de 20 minutos, contados a partir do término da aplicação. Só então passe a tinta na parte crescida e natural, e aguarde 15 minutos.

6. Após a aplicação da tintura, massageie o cabelo delicadamente e com cuidado para não retirar o produto. Para evitar manchas, não prenda o cabelo, não penteie e não use toucas. Espere a coloração agir de acordo com o tempo estipulado pelo fabricante (contado a partir do término da aplicação). Não fique com a tintura nem mais e nem menos tempo do que o indicado. O resultado pode ser desastroso.

7. Assim que o tempo de pausa chegar ao fim, retire o produto com água até remover tudo. Não use xampu. Aplique alguma máscara de hidratação, deixe alguns minutos e enxágüe.

Texto: Vanessa Cusumano
Fonte:www.elinda.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!