quinta-feira, 17 de julho de 2008

Não caia nessa!


Não caia nessa!

É preciso cautela para não cair nas armadilhas que rondam o tema cabelo
Você sai em busca do melhor xampu para o seu cabelo e tudo o que escuta por aí é uma ladainha sem fim sobre os malefícios do sal?

A vendedora da perfumaria teima em virar o pote da máscara hidratante de cabeça para baixo, mostrando como o produto é bom?

Sua amiga jura de pés juntos que a touca térmica (aquela de ligar na tomada) é um perigo?

Saiba de uma vez por todas porque isso tudo não passa de um grande equívoco. Portanto, sinal vermelho ao ouvir:

“O melhor é optar por um xampu sem sal.”
Cuidado! Não existe xampu sem sal! Quando você lê “sem sal” na embalagem, saiba que o fabricante quis dizer que o produto não contem um tipo de sal apenas, o cloreto de sódio (também conhecido como sal de cozinha). Há outros tipos de sal - necessários para dar consistência ao xampu e limpar os fios - presentes na fórmula. A substância aparece sempre em baixa concentração e tem o uso liberado até mesmo para quem fez escova progressiva, uma vez que ela não é capaz de remover nenhuma química desse porte.

“Veja como este creme é consistente! Ele não cai do pote. É um ótimo produto.”
Cuidado! De nada adianta a vendedora virar o pote de cabeça para baixo alegando que o creme é bom só porque ele é firme. Se você já presenciou a cena, saiba que a consistência de um produto não é garantia de qualidade. A pouca viscosidade do creme pode até ajudar na hora da aplicação, mas ela nada tem a ver com as propriedades do produto. O que torna o creme consistente são os espessantes (usados unicamente para “engrossar” o creme) e não os princípios ativos. Você deve ficar atenta, portanto, aos ativos presentes na fórmula; são eles que fazem toda a diferença no resultado final. Leve em conta também a reputação do fabricante.

“A máscara hidratante deve ser usada depois do condicionador.”
Cuidado! O condicionador fecha a escama do fio e não deixa a máscara agir de forma eficaz se você usá-lo antes. Não tem como a máscara "entrar" nos fios se a cutícula estiver fechada. O xampu abre a cutícula capilar, a máscara penetra, age e dá uma leve selada nas escamas. O condicionador arremata, fechando o que a máscara não conseguiu. Cutícula bem fechada é garantia de cabelo hidratado e brilhante. Por isso, use seu xampu normalmente, aplique sua máscara e, depois de retirá-la dos fios, passe um pouco de condicionador. Deixe alguns minutos e enxágüe bem.

“O tonalizante é menos agressivo que a tintura.”
Cuidado! O tonalizante só agride menos se ele é de boa qualidade e se não contém metal na formulação, porém desde que você o aplique raramente. Cinco aplicações consecutivas de um bom tonalizante equivalem a uma de tintura.

“Touca térmica faz mal.”
Cuidado! A touca térmica (aquela de ligar na tomada) só não é recomendada se a embalagem da sua máscara não trouxer nenhuma informação sobre isso ou se o produto deixar explícito que a touca não deve ser utilizada. Alguns cremes necessitam de calor para fazerem efeito. Se houver a indicação de uso, a touca deve ser empregada para potencializar o creme. Caso contrário, o resultado não será o esperado. Mas há o jeito certo de usá-la: cubra o cabelo com uma touca de plástico e por cima coloque uma toalha úmida. Só então coloque a térmica e deixe-a ligada na tomada o tempo recomendado pelo fabricante da máscara.

“Xampus infantis são menos agressivos.”
Cuidado! Xampus infantis foram desenvolvidos para as crianças, não para os adultos. A formulação pode até ser menos agressiva, mas o pH pode causar problemas para nós. Muitos dizem que o pH desses produtos é neutro e, por isso, seria o ideal para adultos. Na verdade, o pH do xampu infantil é neutro em comparação com o pH do couro cabeludo da criança, que é naturalmente alto (em torno de 7,5) e diferente do nosso (em torno de 5). O pH do xampu infantil abre demais as escamas do cabelo adulto e isso pode ressecar muito os fios.

“Sempre depois da decoloração é preciso aplicar tintura ou tonalizante.”
Cuidado! Isso só vale se você precisar neutralizar algum tom indesejado ou se o seu cabelo não atingiu a cor esperada apenas com o descolorante. A idéia de que a coloração e o tonalizante repõem nutrientes retirados pela descoloração não é falsa, porém, como ambos são químicas, eles não deixam de agredir os fios. Se depois da descoloração os seus cabelos atingiram a cor que você queria, basta caprichar nas hidratações e na reconstrução para repor os nutrientes. Neste caso, não se preocupe em tonalizar os fios.

“Cortar o cabelo a cada dois meses acelera o crescimento.”
Cuidado! O cabelo cresce cerca de um centímetro por mês quer você corte ou não. O corte apenas elimina as pontas ressecadas e deixam o look mais leve e bonito. Para que seu cabelo cresça forte e saudável, o ideal é ter uma alimentação correta e usar bons produtos, além de hidratar os fios e reconstruí-los constantemente.

Texto: Vanessa Cusumano
Fonte:www.elinda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!