quinta-feira, 17 de julho de 2008

Tudo o que você quer saber sobre coloração



Nem sempre é tarefa fácil chegar ao visual desejado


Elaboramos um tira-dúvidas completo sobre coloração. Leia com cuidado e aproveite as dicas. Se mesmo assim pintar aquela indecisão, procure ajuda profissional.

1. Cabelos tingidos precisam de cuidados especiais?
Para manter a cor e a integridade do fio você terá que usar xampu e condicionador específicos para cabelos coloridos. Além disso, não pode descuidar da hidratação, que deve ser feita semanalmente. Produtos sem enxágüe com filtro solar também são bem-vindos, uma vez que protegem os fios de agentes externos e evitam que a cor desbote rapidamente.

2. Coloração estraga mesmo os fios?
O segredo é usar uma tintura de boa qualidade e da maneira correta, como indica o fabricante. Atualmente as colorações possuem proteínas, vitaminas e queratina, que tratam o cabelo, conferindo brilho e maleabilidade. Em geral, as colorações mais suaves não contêm amônia e são conhecidas como tonalizantes (neste caso, o efeito é temporário e não clareiam os fios). Se o seu cabelo estiver muito ressecado, não é uma boa tingi-lo, pois ele pode se quebrar. Trate-o antes e só depois parta para a coloração.

3. Como remover da testa e das orelhas as manchas escuras de coloração?
O melhor é prevenir. Antes de colorir os fios, use produtos específicos para proteger a pele. Eles estão à venda em todas as perfumarias. Se mesmo assim a pele ficou manchada, saiba que existem no mercado líquidos especiais que removem as marcas de tinta. Em último caso, tente passar vaselina líquida ou óleo de amêndoas.

4. Cores claras desbotam menos?
Como os tons loiros têm menos pigmentos, eles desbotam menos que os escuros e avermelhados. Um tonalizante pode ajudar a reavivar a cor.

5. Lavar ou não os cabelos antes de tingi-los?
O melhor é lavá-los dois dias antes da coloração, pois a gordura produzida pelas glândulas sebáceas protege o couro cabeludo da química. Se o cabelo estiver muito sujo, no entanto, pode prejudicar o resultado final. Se houver necessidade, lave-os delicadamente com um xampu suave sem esfregar o couro cabeludo.

6. O que fazer se a tinta cair nos olhos durante o processo de coloração?
Lave muito bem o local com água, soro fisiológico ou água boricada. Fuja de colírios e procure um médico se houver irritação.

7. O que agride menos: luzes, tintura ou mechas?

Tudo o que necessita de descolorante para fazer efeito danifica mais, ou seja, luzes e mechas prejudicam mais o fio que a coloração. O descolorante retira a pigmentação dos fios e, com ele, alguns nutrientes básicos para a integridade do cabelo. Neste caso, é importante fazer uma boa reconstrução depois para repor o que foi perdido.

8. Quando devo passar a tintura de novo para que a cor fique bonita?
Se a coloração for clara, aplique a tintura apenas na raiz a cada 20 dias. Se for escura, de 30 em 30 dias. A cor consegue ficar bonita e sem desbotar, apenas com retoque de raiz, por cerca de três meses (cores claras) ou um mês e meio (cores quentes e escuras). Após este período, você vai precisar aplicar a coloração no cabelo inteiro novamente. Siga as instruções dos fabricantes.

9. Minhas mechas ficaram alaranjadas. O que eu faço?
Aplique uma coloração com pigmento cinza com emulsão ou água oxigenada de baixa volumagem para neutralizar o laranja. Outra alternativa é descolorir ainda mais os fios, uma vez que, durante o processo, os cabelos escuros passam por várias cores, que vão do vermelho, laranja e chegam no amarelo.

10. O que fazer se você clareou os fios e resolveu voltar ao castanho escuro?
É melhor pedir ajuda profissional, pois só o cabeleireiro saberá o tom exato que você deve passar nos fios, levando em conta a cor atual do seu cabelo.

11. Piscina combina com cabelo tingido?
Em contato com o cloro, os cabelos loiros ficam esverdeados e os escuros, avermelhados. Isso acontece porque fios tingidos ficam porosos e acabam absorvendo a substância da água. A dica é usar protetores antes de cair na piscina e lavar o cabelo com xampu que elimine os resíduos de cloro.

12. Não gostei nadinha da cor que passei. Posso aplicar uma tinta mais clara por cima?
Tinta não clareia tinta. Para conseguir clarear fios escurecidos por tintura é preciso fazer decapagem (retirar dos fios todos os pigmentos da tinta que você usou) para só depois reaplicar uma cor mais clara. Saiba que a decapagem resseca os fios.

13. Por que a cor do meu cabelo nunca fica igual àquela que aparece na embalagem da coloração?

O resultado final sempre vai depender da cor atual dos seus fios, se há mais químicas neles e do seu histórico de coloração. Em geral, a cor da embalagem é apenas referência e se aplica para quem possui cabelo claro, desde que não tenha resíduo de coloração anterior. Na dúvida, consulte um especialista.

14. Depois de tingir os cabelos duas vezes em um curto espaço de tempo, os fios ficaram ressecados e quebradiços. O que fazer?

Faça reconstruções e hidratações periódicas. Produtos à base de queratina também são bem-vindos. Fique longe de químicas até recuperar os fios.

15. Fiz reflexo e as mechas ficaram esverdeadas. O que aconteceu?
Fios muito amarelos que recebem tons acinzentados ou mate podem ficar esverdeados ou azulados em função da sobreposição de cores.

16. O que pode acontecer seu eu deixar nos fios a coloração permanente ou semipermanente mais tempo que o indicado pelo fabricante?
Problemas. A permanente pode irritar o couro cabeludo e causar queda de cabelo e a temporária pode deixar seu cabelo com uma cor indesejada. No primeiro caso, a tintura pára de agir depois de um certo tempo, mas satura os fios. No segundo, ela continua agindo.

17. É verdade que o cabelo que passou por processos químicos não pode ser tingido?
Se você fez permanente ou alisamento não deve tingi-lo no mesmo dia. O ideal é dar um tempo para os fios se recuperarem (em média 30 dias) e fazer hidratações freqüentes neste período. Mesmo assim, alguns cabelos ressentem processos químicos sobrepostos.

18. Para clarear devo usar só a tintura ou passar descolorante antes?
Depende. Seu cabelo é escuro? Neste caso é preciso fazer uma descoloração antes de aplicar a tinta. Se os seus fios são claros, é possível clareá-los ainda mais apenas com a tintura, desde que eles não tenham sido pintados antes, pois tinta não clareia tinta.

19. Por que não consigo cobrir meus cabelos brancos com tonalizante?
Porque os tonalizantes não possuem amônia. É ela quem abre as cutículas dos fios para que os pigmentos sejam depositados.

20. Pintei e me arrependi. Detestei o resultado. O que eu faço?
Tenha calma e procure um bom salão. Pode ser pior tentar consertar o estrago sozinha. Saiba que a tintura só sai com decapagem (remoção dos pigmentos) ou cortando o cabelo. Se você acha que o cabelo ficou claro demais, aplicar um marrom pode não ser a melhor solução, pois há inúmeras tonalidades no mercado e você corre o risco de ganhar uma terceira cor, que pode não ser do seu agrado.

21. Posso tingir os cabelos se estiver grávida?
Converse com seu médico. Provavelmente ele dirá para você evitar a tintura durante este período, pois algumas mulheres podem desenvolver sensibilidade ao produto. Em geral não há risco para o bebê, uma vez que as novas colorações não levam metais pesados na sua composição.

Texto: Vanessa Cusumano
Fonte:www.elinda.com.br

Um comentário:

  1. esse sit ajuda muito as pessoas que estão iniciando o seu trabaho como cabileleira como eu sabrina tenho 16 anos já faço muitas coisas e estou aprendendo cada vez mais com esse blog

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!