terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Que é Cabelo?



O cabelo é composto principalmente de Queratina, uma proteína dura, que é similar em natureza à encontrada nas unhas.
O cabelo cresce cerca de 1cm/mês e as fibras podem crescer individualmente cerca de 1 a 2 m em comprimento.
O cabelo é um complexo laminado de diferentes estruturas que lhe oferecem: força, flexibilidade, durabilidade e funcionalidade.
O cabelo também apresenta grandes diferenças estruturais de acordo com o grupo étnico e mesmo dentro do mesmo grupo.

A sua estrutura é composta de três partes principais:

* Cutícula
* Córtex
* Medula

Cutícula:
É a camada protetora externa composta por uma infinidade de escamas sobrepostas. Age protegendo o córtex e a medula, não é sensível a ação de condicionadores mas é susceptível a ação de produtos Alcalinos e Oxidantes.

Córtex:
É a segunda camada do fio do cabelo. É a camada mais importante, pois concentra altos níveis de oxigênio e hidrogênio mantendo a hidratação interna do fio. É onde os processos químicos agem.

Medula:
É a camada central, que dá sustentação a estrutura do fio. Não contém água em seu interior. Não influencia de modo algum nos processos químicos.

Estágios do Crescimento do Cabelo
O cabelo cresce em ciclos, mas não totalmente sincronizado.
Na fase de crescimento ativo conhecida como anagena, o cabelo cresce aproximadamente 3-7 anos. 90% dos cabelos estão nesse estágio.
Na fase catagena ( transição) a divisão das células pára, o folículo encolhe, e o cabelo está fracamente preso. Ela dura de 3 a 4 semanas e aproximadamente 1% dos cabelos está nessa fase.
A fase telogena é a fase final, aonde os cabelos vertem do folículo e dura aproximadamente 100 dias.
Cerca de 9% dos cabelos está nessa fase.Na fase de renovação, as células tronco saem do folículo e iniciam a extensão.

* O grau de curvatura encontrado nas fibras capilares está diretamente relacionado com a forma do cabelo, que determina a aparência e a necessidade de condicionamento do mesmo.
* A forma do cabelo determina o grau de brilho e a eficácia do sebo em cobrir o cabelo.
* O cabelo liso tem mais brilho do que o cabelo encaracolado, é mais suave também, permitindo uma reflexão máxima de luz e uma movimentação mais fácil do sebo pela fibra.

Efeito do PH no Cabelo
O cabelo mantém água em sua superfície a um pH de 5.5, o ponto isoelétrico.

Um produto com pH balanceado é aquele cujo pH está perto do ponto isoelétrico de 5.5.Em um pH >7( isto é alcalino) o cabelo irá inchar e tornar-se poroso.

Acima de pH 10, deverá ser aplicado um processo retroativo do nível de pH, garantindo assim a saúde dos cabelos e evitando danos permanentes.

Em um pH < 7( isto é ácido) o cabelo se contrairá, as cutículas se contraem na superfície. Abaixo de pH 1.5, o cabelo é suscetível á dano.Os íons de cloro agravam os danos.em pH extremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!