quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Magra X Saudável

Conhecido vilão da saúde, por levar à hipertensão, ele também ameaça a sua beleza ao provocar inchaço e piorar o aspecto da celulite


Não abuse do sal

Verdadeiro veneno para quem tem pressão alta, TPM e pedras nos rins, o sal também é um problema para a aparência da mulher. Afinal, ele deixa qualquer uma inchada, com os furos da celulite ainda mais ressaltados, barriguda e com o visual gordinho na hora de pôr o biquíni. Não é isso o que você quer, não é? Principal componente do sal de cozinha, o cloreto de sódio é responsável pelo controle e distribuição dos líquidos no organismo. "Quando consumido em quantidades adequadas (uma colher rasa de café diária), a substância retém apenas o volume de água que o corpo precisa. Porém, quando ingerido exageradamente, segura mais que o necessário provocando o inchaço", explica o médico endocrinologista Ricardo Marum (SP). Essa retenção também pode elevar a pressão arterial - mas apenas a metade dos hipertensos (aqueles cujo problema tem causa desconhecida) melhora com a restrição de sal na alimentação. "Em alguns casos, basta associar a medicação ao uso baixo do produto, sem cortá-lo de vez da dieta", completa o especialista.

O sódio também precisa ser evitado por quem tem insuficiência renal, porque os rins não eliminam adequadamente o sódio do organismo, e cardíaca, pois aumenta o volume de líquido circulante no corpo. Quem está acima do peso deve considerar o branquinho uma ameaça, já que a obesidade leva ao acúmulo de sódio e, conseqüentemente, à retenção de líquidos.

DICAS PARA FICAR MAIS LEVE

1. Corte do cardápio alimentos industrializados, principalmente os mais salgados, como embutidos (salame, salsicha, lingüiça). Também não abuse de chocolate, seja puro ou em biscoitos.
2. Pratique exercícios regularmente. A atividade física ajuda a eliminar o sal pelo suor e também colabora para evitar a retenção de líquidos.
3. Evite o consumo de refrigerantes (mesmo os diet), água com gás, sucos industrializados e bebidas gaseificadas de modo geral. Dê preferência aos sucos naturais e à água natural.
4. Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas. Elas têm um efeito diurético imediato, mas a longo prazo provocam inchaço. Elas também contêm sódio.


TPM E CELULITE


Esse mecanismo também é deflagrado pelos hormônios femininos e pela utilização de anticoncepcionais, sobretudo em mulheres com maior predisposição ao problema. Isso explica por que algumas ficam inchadas com facilidade, principalmente na tensão pré-menstrual (TPM). A saída é reduzir o sal nesse período crítico para aliviar o sintoma.

Já o surgimento de celulite não tem relação direta com o número de vezes que você vira o saleiro no prato, já que o sódio atua na circulação de líquidos fora das células e as depressões são provocadas por lipídios dentro delas. "Ele não aumenta a quantidade de gordura localizada. Acontece que, se a mulher fica inchada, os buraquinhos aparecem mais. É por isso que a drenagem linfática, que ajuda o organismo a expelir o excesso de líquido, melhora a superfície da pele", esclarece o dr. Ricardo Marum.

O LADO BOM DO BRANQUINHO
O sódio, porém, também proporciona alguns benefícios. Além de participar da distribuição de líquidos no corpo, equilibra o pH dos fluidos internos do organismo, colabora para a transmissão dos impulsos nervosos em conjunto com o potássio e ajuda no transporte de glicose e aminoácidos. Tanto, que a falta de sal pode atrapalhar o funcionamento dos músculos e do cérebro, estimular a liberação de substâncias que aumentam o efeito inflamatório nas artérias e de adrenalina.

E não é só. Por exigência do Ministério da Saúde, o sal de cozinha recebe adição de iodo para suprir as necessidades que temos desse mineral, já que no Brasil a ingestão de peixes e algas, sua principal fonte, é muito baixa. "Sem iodo, a glândula tireóide (uma das principais responsáveis pelo metabolismo) pode crescer de tamanho, problema conhecido como bócio", informa a nutricionista Adriana Kobayashi, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar (SP).

Se você está acima do peso, considere o
sal uma ameaça, já que a OBESIDADE
LEVA AO ACÚMULO DE SÓDIO NO
ORGANISMO e à retenção de líquidos



COMO MODERAR O CONSUMO

Não existem pesquisas definitivas sobre a quantidade ideal de sal e o consumo médio mundial fica entre 2,3 e 4,6 gramas diários. Diante disso, o melhor é optar pelo bom senso ingerindo porções moderadas e diminuir a dose quando perceber que está inchada. "Um caminho saudável é tirar o saleiro da mesa e lançar mão de outros temperos para realçar o sabor dos pratos, como salsinha, orégano, cominho, louro e cebolinha", recomenda a nutricionista.

Mas de nada adianta reduzir o branquinho ou substituí- lo pela versão light, que traz menos sódio na composição, e abusar de outras fontes dessa substância. Ela pode aparecer de diversas formas nos alimentos, inclusive como conservante dos industrializados. Sem falar de produtos aparentemente inofensivos, como sorvetes, sucos e geléias. Então, fique esperta e de olho nos rótulos de tudo o que você compra para comer. E siga todas as recomendações citadas nesta reportagem para moderar o consumo e não sofrer com os efeitos do abuso de sal no verão.

EVITE ESTES ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO
*Cereais
*Queijos
*Sorvetes
*Bebidas engarrafadas
*Bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes)
*Carnes
*Condimentos
*Picles
*Sopas prontas
*Doces industrializados
*Chocolate
*Sucos de frutas industrializados
*Roscas
*Cremes azedos
*Pães
*Xaropes e coberturas
*Frutas secas
*Molhos de salada
*Gelatinas
*Geléias
*Fermento em pó
*Sopa de tomate
*Carnes e peixes salgados e defumados (pernil, bacon, frios em geral, salsicha, língua, carnes salgadas, arenque, anchova, atum e sardinha)
*Extratos e cubos de caldo
*Salgadinhos em geral
*Molho inglês
*Molho barbecue
*Shoyu
*Ketchup
*Mostarda
*Azeitona
*Chucrute
*Molhos e recheios de queijo

Fonte: Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!