quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Desfazendo mitos


Ler no banheiro causa hemorróidas?
Infelizmente, se permanecermos longo tempo no vaso sanitário, podemos ter hemorróidas, que são a dilatação das veias do ânus. Fezes muito duras ou de grande calibre têm o mesmo efeito. Mas o banheiro continua sendo a melhor sala de leitura para muitos. Porém, é bom selecionar livros com capítulos curtos.


As células-tronco irão curar todas as doenças?
As células-tronco são células que podem gerar qualquer outra célula do organismo (do coração ou do cérebro, por exemplo). Elas estão presentes em todos os tecidos e têm a incumbência de regenerá-los em casos de trauma ou até evitar o envelhecimento natural. No entanto, há dois problemas. O primeiro é que, à medida que envelhecemos, nossas células-tronco vão perdendo a capacidade de regenerar tecidos, e a ciência ainda não sabe por que isso acontece. O segundo problema é que o cultivo e a aplicação clínica de células-tronco recém estão em seu início e ainda há um longo caminho para a pesquisa. Por enquanto, as células-tronco são apenas uma promessa.


Mau hálito, um problema do estômago ou da boca?
Por trás de um mau cheiro, sempre ou quase sempre existe uma bactéria produzindo gases ao decompor substâncias orgânicas. Na boca, os dentes e as gengivas abrigam bactérias, daí a necessidade de escovação freqüente, inclusive da língua. No estômago, as bactérias produzem gases que também são eliminados pela boca, causando mau hálito. Alguns alimentos produzem gases de odor forte, como a cebola e o alho, e devem ser evitados se você não quer ter “bafo de onça” ou de dragão.


Vitamina em excesso não faz mal?
Normalmente, o excesso de vitaminas que ingerimos sai pela urina, que termina ficando de cor amarela e forte e com cheiro intenso. Porém, o excesso de vitamina A e de betacaroteno pode ser prejudicial à saúde. Em doses acima de 2.500 unidades internacionais (UI), ela deixa de ser antioxidante e passa a ter efeito contrário levando à incidência de arterosclerose e câncer de pulmão. Portanto, 2.500 UI diárias de vitamina A são suficientes.
Além disso, você sabe qual é a maior fonte natural de vitaminas no mundo? É o xixi dos americanos, que são os maiores consumidores de vitaminas e terminam eliminando pela urina o excesso que não é absorvido.


Telefone celular faz mal a saúde?
Já foi dito que os telefones celulares provocam câncer no cérebro. Mas nada ficou provado. As ondas de radiofreqüência são inócuas. Se pudéssemos vê-las passando ao nosso redor, ficaríamos assustados. Vivemos envoltos em ondas e nem por isso adoecemos mais. Mas persiste a fantasia popular sobre as ondas em geral. Por isso, vale a pena lembrar que há quase cem anos somos cercados por ondas de rádio e ninguém até hoje teve sua saúde afetada por elas. Mais recentemente, fomos invadidos pelas ondas da televisão e continuamos ilesos. Agora é a vez dos telefones celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!