terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tire suas Dúvidas sobre a obesidade


Como controlar melhor o peso?

A obesidade não pode ser tratada em curto prazo. O resultado disso é claro, a maioria das pessoas recuperam o peso num período de até cinco anos, além de levar a sentimentos de frustração e de dúvida com relação ao tratamento utilizado paraemagrecer.

O controle bem sucedido para indivíduos com peso pouco acima do normal e obesos, requer um programa interdisciplinar que envolva mudanças a longo prazo no estilo de vida, na alimentação, na atividade física e muita conscientização por parte da pessoa.


É necessário seguir uma dieta alimentar e praticar exercícios físicos?

É importante seguir uma dieta alimentar balanceada, pois fornece ao organismo todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais) que ele precisa, na quantidade adequada e respeitando suas necessidades calóricas. A dieta, para auxiliar no tratamento da perda de peso, deverá ser individualizada e específica, pois as necessidades nutricionais e energéticas variam de acordo com cada pessoa.

O exercício físico é, sem dúvida, condição básica para o tratamento da perda e manutenção de peso, além de melhorar o condicionamento físico, aumentar o gasto energético, melhorar a composição corporal, reduzindo, conseqüentemente, os depósitos de gordura.

Será que sou obeso?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o método mais utilizado pela sua praticidade e é aceito como padrão de medida internacional. O IMC pode ser aplicado em homens e mulheres adultos e é calculado dividindo-se o peso atual (em Kg) da pessoa sobre a sua altura (em metros) ao quadrado. IMC= peso/ (altura)².


O que é peso ideal?


O peso ideal é aquele que propicia o máximo de saúde para o organismo.

Definindo obesidade

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura depositada no organismo, em relação à sua massa muscular (massa magra).



Quais são as causas do excesso de peso?

A obesidade envolve uma série de fatores combinados, dentre eles: hereditários, emocionais, sócio-econômicos, ambientais e hormonais. Todos estes fatores colaboram para o aparecimento do excesso de peso, além de contribuir para um consumo maior de calorias do que o necessário e utilizado pelo organismo.

Sendo assim, a obesidade é identificada quando há um desequilíbrio energético, ou seja, a energia ingerida (a quantidade de calorias que você come) é maior do que a energia despendida (o número de calorias/energia gasta pelo seu corpo) por um longo período de tempo. Vale ressaltar, que a idade e o sexo também interferem no peso, pois a partir dos 35 anos ocorre uma diminuição da massa muscular e quanto menos músculos, menos calorias o organismo queima. As mulheres sofrem mais com o excesso de peso, pois apresentam índices maiores de gordura corporal e menores de massa muscular que os homens, além de sofrerem com oscilações hormonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!