quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Estria: o que é, como evitar, tratamento. O que são as estrias?

As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.


O aparecimento de estrias no corpo masculino é menor porque eles não engravidam e sofrem menos do "efeito sanfona". Além disso, a produção de estrógeno e progesterona na mulher ajuda a estimular o aparecimento das lesões.

Nas mulheres, elas aparecem com mais freqüência nas nádegas, no abdômen e nas mamas. Nos homens, costumam localizar-se no dorso e na parte inferior das costas e externa das coxas.

Causa: Costumam aparecer durante a adolescência, fase de crescimento em que as fibras da pele fomadas por colágeno e elastina se rompem e os hormonios se alteram. A hereditariedade, assim como o conhecido efeito sanfona (emagrescer e engordar de forma rápida e constante), também favorece o estiramento da superficie. O alvo preferido é a região de glúteos, mama, abdômem e costas. Na gravides, os seios e a barriga merecem anteção especial porque podem surgir estrias, mesmo em quem nunca sofreu com o problema.

As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez) e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Ganho ou perda de peso repentinos
Dieta pobre em proteínas e vitamina C, substâncias que contribuem com processo de produção de colágeno.Ausência de exercicíos: a atividade fisica beneficia a circulação e previne o problema Falta de controle do peso na gravidez.
O estiramento excessivo dos seios e da barriga pode causar estrias

Um comentário:

  1. Saiu a minha reportagem sobre estrias no Blog Hiper Fashion!!!
    Segue o link para vocês lerem.
    Reportagem http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=noticia&id=1361&jn=1

    Abraços, dra. kátia Ferreira
    www.estheticenter.com.br

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!