sábado, 2 de fevereiro de 2008

Hormonas sexuais tornam rostos mais bonitos



As mulheres com alto nível de hormonas sexuais (estrogénio) são mais bonitas, segundo a investigação de uma equipa de cientistas da Universidade de St Andrews, da Grã-Bretanha.


A descoberta faz sentido dentro do processo evolutivo, pois mostra que os homens são atraídos pelas mulheres mais férteis, disse a equipa à revista especializada Royal Society.

A equipa de psicólogos do Laboratório de Percepção da universidade fotografou os rostos de 59 mulheres com idade entre 18 e 25 anos e analisou os seus níveis de hormonas. Depois, pediram que 30 voluntários – 15 homens e 15 mulheres – classificassem os rostos segundo a atracção que exercia sobre eles.

Tanto os homens como as mulheres classificaram os rostos das mulheres com níveis mais elevados de hormonas como os mais atraentes.

No entanto, quando as mulheres nas fotos estavam maquilhadas, não foi encontrada relação entre atracção e o nível de estrogénio.

Os níveis de estrogénio durante a puberdade têm impacto sobre a aparência, afectando o crescimento dos ossos e a textura da pele, segundo os cientistas.

Os rostos com mais estrogénio tendem a ter traços femininos clássicos, como olhos e lábios grandes e narizes e maxilares menores.

Os investigadores acreditam que além de melhorar a aparência do rosto, a maquilhagem pode também disfarçar as pistas normalmente percebidas no rosto.

"As mulheres estão efectivamente fazendo propaganda da sua fertilidade com os seus rostos", disse a chefe da equipa, Miriam Law Smith.

"A maquilhagem pode melhorar a aparência de forma geral, mas obviamente vai ajudar mais as pessoas que são menos atraentes."

Por exemplo, a maquilhagem dos olhos pode ser usada para fazer com que os olhos pareçam ser maiores e a base pode fazer a pele parecer mais clara.

"Nossas constatações podem explicar por que os homens, de forma geral, parecem preferir mulheres com rostos femininos", disse.

"Em termos de evolução, faz sentido que os homens prefiram as mulheres férteis. Aqueles que o fizeram terão tido mais filhos."

Segundo o professor da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Liverpool Tony Little, a descoberta faz sentido. "Há benefícios claros em escolher determinados tipos de rosto feminino, pois o estrogénio está relacionado com a fertilidade", disse.

"A descoberta sobre maquilhagem também é interessante. A implicação é que as mulheres estão usando uma estratégia enganosa pois podem enganar o sistema visual masculino com a maquilhagem."

Fonte: www.acores.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!