quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

8 dicas para render mais na academia



Em algum momento da vida de um homem esportista, a monotonia ao malhar aparece. É difícil permanecer constantemente motivado quando sua vida está atarefada ou você tem outros interesses que tirem seu foco.

Se souber tornar seu treino mais interessante, pode reagir e finalmente alcançar seus objetivos físicos. Aqui trago ótimas técnicas - e testadas - para evitar a monotonia na academia.

1– Inverta a ordem de seus exercícios

Esta é uma dica ótima não só para combater a monotonia, mas também para desafiar a si mesmo. A rotina típica consiste em começar com os maiores levantamentos, e depois ir para exercícios isolados. Nas próximas sessões, faça o contrário. Isto vai utilizar o princípio da pré-fadiga no seu treino. Quando você começar os levantamentos, já vai ter usado os músculos, e terá que fazer mais esforço.

Um pequeno cuidado aqui: possivelmente você terá que erguer menos peso, e é sempre bom ter alguém por perto, caso os músculos falhem.

2– Faça um “cardio-circuito”


Se seu objetivo maior é perder gordura, não é novidade que você precisa de exercícios aeróbicos. Ao invés de permanecer horas no mesmo aparelho, troque em intervalos de 10-15 minutos. Saia da esteira e vá para o transport, depois para a ergométrica, e por aí vai. Isto não só tornará seu exercício aparentemente mais curto, como evita o sobretreinamento e aumenta a variedade de músculos utilizados.

3– Faça do seu treino um desafio


A melhor forma de dar um gás no seu treino é desafiar algum colega de malhação. Aposte com ele quem vai atingir um certo objetivo primeiro, como aumentar algum peso em 20%, correr sete milhas em menos tempo, e ficar em cima de uma bola daquelas de academia sem ajuda para se equilibrar. O perdedor paga um jantar.

4– Entre em alguma competição


Além de desafiar um amigo, você pode procurar algum evento organizado, como uma corrida, ou campeonato. Isto vai te forçar a atingir suas metas físicas e evitar os deslizes eventuais.

5– Leve para o ar livre

Às vezes, o confinamento na academia pode incomodar. Se for este o caso, leve os exercícios para fora. Definitivamente não é necessário ter pesos e aparelhos para um bom treino de musculação. Tente exercícios que utilizem o peso do corpo, como flexões de braço, saltos, subir degraus, agachamentos, todos em circuito, enfim, séries que criarão sobrecarga e estímulo para seus músculos.

6– Treine objetivando a força

Muitos homens têm a idéia fixa que devem fazer 8-12 repetições de exercícios para obterem grandes músculos. Não é a forma mais adequada de treinar, pois além de levar à monotonia, também condiciona o desenvolvimento muscular a um platô.

Após completar um ciclo de 6-8 semanas da sua série, tente mesclar algum ganho na força. Aumente bastante o peso e tente uma série de 2 a 5 repetições. A variedade vai ajudar você a progredir e provavelmente te deixará surpreso quanto ao seu aspecto físico dali a algumas semanas com esse treino.


7– Faça um intervalo


Às vezes, a monotonia ao malhar é um sinal para dar um tempo. O sobretreino é um problema sério nos marombeiros que exageram, e é uma das causas pelas quais as pessoas não ganham tanto ao longo do tempo. A falta de motivação pode indicar exageiro no treinamento.

Se você acha que é esse o caso, recapitule os seus seis últimos meses de malhação. Caso não tenha tirado uma semaninha sequer para repouso, provavelmente é a hora de fazê-lo. Faça outro tipo de atividade de lazer durante essa semana. Na próxima, seu corpo estará pedindo a malhação de volta.


8– Ache um colega de academia

Um amigo para malhar junto é uma excelente forma de evitar a perda de interesse. Um dos grandes motivos pelos quais os homens acabam largando a academia é a falta de socialização, e isto permite que façamos os dois ao mesmo tempo. Apenas tenha cuidado para não ficar tão dependente de seu amigo, a ponto de não ter motivação para malhar se ele não puder ir.

Com as dicas apresentadas, não há mais motivos para perder a motivação de manter o seu físico em dia. Se variar sua rotina de malhação a cada 4 semanas mais ou menos, não terá que lidar com esse problema tão cedo.


Maurício Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!