quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Jantar engorda?


Provavelmente você já ouviu aquela história de que ficar sem jantar emagrece. Já deve até ter tentado jejuar à noite durante alguns dias para ver o que acontece. O resultado desta ação, porém, pode ser o inverso do desejado. Este é um dos mitos que circulam por aí condenando o ato de jantar, mas a verdade é que esta refeição é tão ou mais importante para o organismo do que as outras.


Segundo a nutricionista Denise Madi Carreiro, o jantar é a refeição que deveria ter a melhor qualidade de matéria prima do dia. “É durante o sono que existe o pico do crescimento e da renovação celular. Renovamos diariamente 50 milhões de células. Cada célula é formada por no mínimo 44 nutrientes conhecidos, portanto sem matéria prima adequada não há como fazer uma boa renovação celular, nem manter um crescimento adequado”, explica a especialista.


Deixar de jantar pode também favorecer o acúmulo de gordura, pois, para o nosso organismo gordura é defesa. “Quando deixamos de oferecer matéria prima adequada para o bom funcionamento do organismo ele tende a reter gordura para garantir sobrevivência e utiliza a proteína para seu consumo de energia. Isto pode fazer com que a pessoa perca peso na balança, mas o que houve foi uma perda de massa magra e não de gordura”, ressalta Denise.


Mas isso não significa que você está liberada para comer o que quiser à noite e em qualquer horário. “O nosso organismo foi adequado para hábitos diurnos. O ideal seria jantar até às 20h ou pelo menos duas horas antes de dormirmos porque conforme vai escurecendo o nosso gasto energético diminui. Também é importante diminuir a quantidade de comida, em relação ao almoço”, afirma a nutricionista.


A especialista afirma que um jantar saudável e nutritivo é composto por um alimento de cada grupo. “Por exemplo: arroz, feijão, carne, legumes, verduras e uma fruta. Muita gente tem o costume de comer um lanche ou um café com pão no jantar, mas isso não é aconselhável porque faltam nutrientes neste tipo de refeição”, alerta Denise.


Evite pães, bolachas, torradas, doces, frituras de imersão e grandes quantidades de qualquer alimento. O ideal é manter também um hábito de se alimentar regularmente durante o dia, de preferência a cada três horas. Isso evita ataques de fome noturnos. “Se alimentar de três em três horas mantém um fluxo regular de energia para o organismo e evita que a gente sinta muita fome nas próximas refeições. Os alimentos que mais mantêm um fluxo de energia regular para o organismo são as frutas e as saladas com folhas verdes cruas, que devem ser consumidas sempre, no almoço e no jantar”, completa Denise Madi Carreiro.


Confira agora algumas dicas para uma alimentação saudável:

- Atente-se à qualidade e ao equilíbrio de alimentos nas suas refeições. Escolha alimentos variados, pois cada grupo contém nutrientes específicos, com funções específicas. Se você quer emagrecer, diminua a quantidade dos alimentos e não a qualidade e a diversidade;


- Prefira produtos frescos aos industrializados, que possuem muitos produtos químicos e sal em excesso;


- Crie o hábito de se alimentar a cada três horas. Pequenas refeições, em intervalos regulares, mantêm um nível de energia regular para o sistema nervoso central e faz com que você não sinta fome nem compulsão para comer na próxima refeição;


- É importante ingerir de 2 a 3 litros de líquidos (água, chás variados, sucos diluídos, água de coco), durante o dia, mas evite a ingestão de líquidos durante e na primeira hora após as refeições, para não diluir o suco digestivo e inibir a digestão e a absorção de nutrientes;


- Se você não tem, adquira o hábito de alimentar-se com calma e consciência, considerando que o momento da sua alimentação é um investimento na sua saúde;


- O organismo das pessoas funciona de maneira diferente. Consulte um nutricionista clínico para ajudá-lo a adequar sua alimentação ao seu funcionamento orgânico.



Por Virgínia Vargas 11/29/2007
Denise Madi Carreiro
Nutricionista
Telefone: (11) 5082-4840
Fonte: cristianaarcangeli.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!