terça-feira, 28 de outubro de 2008

Dieta dos pontos - ponto para você


Nos Estados Unidos, é uma febre: nasce uma nova dieta quase a cada dia. Mas aqui, no Brasil, existe um certo regime que há trinta anos faz as garotas entrarem no jeans. É a dieta dos pontos, que vamos republicar, em versão atualizada, atendendo aos insistentes pedidos das nossas leitoras
Por Carla Conte Fotos Zeca de Sousa

Ela continua sendo uma das maneiras mais eficazes e prazerosas de perder peso. Não é para menos: você conhece algum método que lhe dá direito de comer o que quiser e que promete enxugar de 3 a 5 quilos da sua silhueta por mês? Assim é a dieta dos pontos. A proposta do endocrinologista Alfredo Halpern, um dos especialistas mais respeitados no Brasil, é dar liberdade para você montar o seu cardápio, desde que respeite uma cota. “Milagre não existe: qualquer um que coma sem critério e a mais do que precisa vai engordar. Não proíbo nenhum alimento, mas também não digo que pode comer à vontade.”

Nesse regime, Halpern transformou as torturantes calorias numa pontuação (cada ponto vale 3,6 calorias) e estabeleceu uma cota de consumo diário. Em média, é permitido ingerir 300 pontos — ou 1 080 calorias. Para saber a pontuação dos alimentos, é preciso consultar tabelas (veja nas páginas seguintes). Se ultrapassar o limite, você tem comer menos no outro dia.

O primeiro princípio, que agora você já conhece, é saber quanto pode comer. O segundo é selecionar bem a comida. “Quem quiser passar o dia inteiro à base de chocolate até pode. Mas não está aprendendo a se alimentar direito, fundamental para garantir a manutenção do peso”, diz Halpern. O ideal é seguir a pirâmide alimentar. “Essa ainda é a melhor fórmula de comer bem, com direito a tudo, e de forma saudável.” Traduzindo para o cardápio, 55% do que você coloca no prato (165 pontos) devem vir dos pães, massas, cereais, de preferência integrais (todos esses carboidratos energéticos), e das frutas, verduras e legumes (carboidratos reguladores). De 15% a 20% (60 pontos) precisam vir das carnes, do leite, iogurte e queijo — especialmente as versões magras — e do feijão (proteínas). E 25% (75 pontos) podem ser originários da gordura, na forma de óleo, azeite, manteiga, frituras, mas sem esquecer que ela já está embutida em vários alimentos, como carnes e pratos prontos. Doces, que também fazem parte do grupo, podem ser incluídos, mas com moderação. Leia-se em doses pequenas — o ideal é que sejam consumidos só nos fins de semana.

O último passo para você garantir o sucesso do programa é adotar um diário alimentar. “Quando você anota o que comeu, presta mais atenção ao que põe no estômago e reduz infinitamente os excessos”, garante o criador da dieta. Ele deve estar certo. Afinal, manter uma dieta na boca das mulheres por mais de três décadas não é para qualquer um. Calculadora na mão!

Fonte: Boa forma

Um comentário:

  1. Bom diaaa

    De certa forma a reeducação alimentar é uma dieta dos pontos, pq comemos de tudo em pequenas quantidades, maneirando sempre nas gorduras, doces, refris..... enfim
    É um aprendizado eterno!!
    Muito bacana a reportagem!!
    Bjokas

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!