quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Conheça o ABC dos Alimentos



Lista de alimentos que só trazem benefícios ao seu organismo.

Aveia: Faz bem para o intestino por ser fonte de fibras. Sua ingestão também pode reduzir níveis de colesterol e os riscos de problemas cardíacos. E o melhor: pode ser inserida nas refeições de várias formas, como no mingau, pura, adicionada a outros alimentos, etc.

Banana: Devido a alta concentração de potássio, ela combate as cãibras, além de ser rica em vitaminas B e C e fazer muito bem ao intestino.

Cereais: Cereais como o arroz oferecem vitaminas do complexo B e fibras. Se integrais, melhor ainda. Seus efeitos no organismo são o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da capacidade mental.

Dendê: O óleo de dendê possui propriedades antioxidantes e acredita-se que seja eficiente contra o câncer. É rico em carotenóide, livre de colesterol e possui vitaminas A e E.

Espinafre: Fonte de ferro e minerais, essa verdura é indicada para casos de prisão de ventre.

Figo: Além de deliciosa, essa fruta oferece carboidratos, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Hortelã: Digestiva, é utilizada para tratar problemas relacionados ao sono, como insônia e também funciona como sedativo. O chá feito com 20g de folha de hortelã em 1 litro de água adoçado com mel, se tomado 4 vezes ao dia, é ótimo expectorante.

Iogurte: Faz muito bem ao equilíbrio da flora intestinal. Por ser um derivado do leite, funciona como fonte de cálcio, essencial para evitar a osteoporose.

Jabuticaba:
Essa pequena fruta possui muito ferro e apresenta componentes benéficos ao corpo humano, como cálcio e fósforo. Também é fonte de vitamina C.

Kiwi: Como toda fruta que se preze, o kiwi contém fibras. O diferencial é que essa fruta possui poucas calorias (só 45 cal) e tem quase a mesma quantidade de vitamina C de uma laranja.

Limão: Outra fonte de vitamina C, o limão é um ótimo. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce, protege contra o câncer e fortalece os vasos sangüíneos.

Maçã: Suas propriedades adstringentes regulam o organismo e limpam o sangue. É fonte de sódio e vitaminas A e C.

Nozes: Elas possuem magnésio e potássio (minerais essenciais que revitalizam o corpo), proteínas, vitaminas E e do complexo B, além de ser uma fonte de energia.

Ovo: Nutritivo e saboroso, o ovo possui vitaminas, proteínas e minerais. A vitamina B12, presente neste alimento, é essencial para o bom funcionamento dos nervos.

Peixe: Os peixes combatem as doenças do coração, como colesterol alto e hipertensão, graças à presença de ácidos graxos ômega 3. Suas proteínas estão relacionadas à formação de anticorpos e à renovação de tecidos, fortalecendo músculos, ossos e dentes.

Queijo: Queijo-de-minas e queijo de soja (tofu) são ótimos para saúde. Quem se alimenta de queijo-de-minas sempre tem fonte de cálcio garantida e nem por isso sai do peso ideal, já que esse tipo de laticínio é pouco calórico.

Repolho: Rico em fibras, ele também é uma excelente fonte de vitamina C. Possui poucas calorias e tem propriedades cicatrizantes.

Soja: Os grãos de soja são excelentes para manutenção da saúde humana. No caso das mulheres, a soja tem isoflavona, que é utilizada no tratamento dos distúrbios da menopausa. É muito nutritiva e digestiva e pode ser consumida de várias formas na culinária, como em saladas, bolos, queijos, etc.

Tomate: Por possuir uma substância antioxidante chamada licopeno, o tomate previne doenças do coração e alguns tipos de câncer. É também rico em ácidos orgânicos e vitaminas A, B e C. Seu uso é muito comum como remédio para o sangue, reumatismo, tratamentos de pele, entre outros.

Uva: Pesquisas constataram que beber meia taça de vinho tinto por semana pode prevenir doenças cardíacas. Isso acontece por causa dos flavonóides contidos na uva, que aumentam as taxas de colesterol saudável e favorecem o funcionamento do coração.

Vagem: Funciona como reguladora do intestino e é fonte de ácido fólico, vitamina C e ferro. Apesar de ser consumida cozida, a vagem crua em forma de salada possui mais nutrientes.

Zinco: Carnes, levedo de cerveja e abóbora são fontes de zinco, um mineral com várias funções no corpo humano. Entre elas, estão o fortalecimento do sistema imunológico e o bom funcionamento das glândulas sexuais . Pessoas que praticam exercícios físicos regulares precisam incluir no cardápio os alimentos que contêm zinco a fim de proteger o corpo do ataque dos radicais livres, que podem causar lesões nos músculos e nas células.

Fonte:www.banestes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!