quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Unhas sempre bonitas


Todo mundo concorda que unhas bem feitas fazem toda a diferença nas mãos de uma mulher


Elas são, sem sombra de dúvida, um cartão de visita. Não há quem não repare em unhas roídas e logo tenha uma má impressão. Unhas bonitas e bem cuidadas conferem conceitos de higiene e segurança e isso, em várias situações da vida, é muito importante.

As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina. Essa mesma proteína pode ser encontrada na pele e nos cabelos. Também está presente nos cascos de cavalo, nos esporões de pássaros, penas, chifres de boi e nas garras dos ursos, por exemplo.


Para se dar a devida atenção às unhas é preciso não esquecer alguns fatores fundamentais.

Alimentação

Uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas fortes e bonitas. Uma dieta rica em proteínas e cálcio - carne, peixe, ovos, leite e derivados - é muito importante. A vitamina A também é um grande aliado nesta batalha. Você encontra o nutriente em alguns alimentos, como o fígado de boi, batata doce, cenoura, espinafre, abóbora, damasco, leite, brócolis, gema de ovo, queijo tipo cheddar, pêssego, manga, mamão, pequi, caqui entre outros. Você deve manter esses alimentos em seu cardápio semanal.

Sinal de perigo

As unhas também podem ser o termômetro que indica um problema de saúde. Quando há falta de cálcio no organismo elas ficam fracas e quebradiças. A Academia Americana de Dermatologia define alguns sintomas:
Unhas sem cor - podem indicar anemia.
Unhas amareladas - podem ser sinal de diabetes.
Unhas com uma metade branca e outra avermelhada - podem ser sintoma de doenças renais.

Cuidados hoje e sempre

Unhas sempre limpas e secas. Assim, você evita o aparecimento de fungos e bactérias.

Evite cortar as cutículas. Elas protegem as unhas contra infecções e micoses.

Utilize sempre luvas de algodão para trabalhos secos e luvas de borracha para trabalhos com água.

Use material individual para corte e limpeza das unhas. Ou fique atenta na manicure se estes equipamentos foram esterilizados. Materiais infectados podem transmitir doenças como hepatite C.

Não roa as unhas. Nunca. Isso facilita o aparecimento de fungos! Além de acabar com a sua imagem.

Deixe as suas unhas respirarem de vez em quando. O uso excessivo de esmalte pode causar problemas. Uma boa dica é retirar o esmalte um dia antes de fazê-las. Esmaltes escuros também podem pigmentá-las.

Fonte:
Johnson & Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!