sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Combine Alimentos e Vença a Balança


Aprenda a combinar os alimentos e vença a balança com saúde.

Nem sempre dois é melhor do que um, fuja dos pares que podem levar à desnutrição.

Você sabia que, só de tomar um cafezinho depois do almoço, pode prejudicar a absorção de ferro no seu organismo? Pois esta é apenas uma das combinações que comprometem o aproveitamento das refeições, por mais balanceadas que elas sejam.

"Saber combinar os alimentos é essencial, principalmente para quem está de dieta e precisa aproveitar cada nutriente, sob o risco de sofrer alguma deficiência" , diz a nutricionista Renata Araújo, especializada em nutrição esportiva.

Mas também há os pares do bem, que trabalham a favor da sua saúde. Um bom exemplo disso é a recente comprovação, feita por pesquisadores canadenses, de que consumir fibras solúveis como as contidas na aveia, soja, amêndoas, berinjela, quiabo e frutas em geral ajuda bastante a diminuir o LDL, mais conhecido como o mau colesterol , conta Renata. Com a ajuda dela, fizemos um guia de combinações de alimentos para você tirar o máximo de proveito possível das refeições e fugir dos vilões da absorção de nutrientes.
Combinações vilãs

Alimentos lácteos junto com as refeições: tomar leite ou iogurte durante o almoço ou jantar pode diminuir em mais de 50% a absorção do ferro pelo corpo. Mas nada de fugir dos lácteos, que são fontes importantes de proteínas e cálcio, é só esperar cerca de 1h depois de ter terminado a refeição para consumi-los.

Café ou chá nas refeições: o hábito de tomar o famoso cafezinho ou chazinho assim que termina o almoço ou jantar é um perigo: diminui a absorção de ferro devido ao tanino contido nas bebidas. Melhor deixar a xícara fumegante para um intervalo entre as refeições.

Mix de carboidratos: aqui o ponto não é que a combinação de vários carboidratos na mesma refeição faça mal, o problema é a soma de várias porções combinadas tende a ocupar bastante espaço no estômago e, como se transforma em gordura, as chances de engordar são grandes. Ou seja, comer batata, arroz e massas, juntos, provavelmente vai extrapolar a sua porção diária desse nutriente. Escolha um tipo por refeição.


Combinações Campeãs

Feijão com arroz: a típica combinação do prato brasileiro é uma dupla campeã que aumenta a taxa de aproveitamento da proteína quando consumida em conjunto, somando o energético amido com as vitaminas B e proteínas do arroz com o ferro, minerais e proteínas do feijão.

Leite e pão integral: quando ficam juntos na mesma refeição têm sua taxa combinada de aproveitamento aumentada em 13%, unindo o combustível fornecido pelos carboidratos e vitaminas B do pão integral com o cálcio e proteínas do leite.

Ferro com vitamina C: a vitamina C contida nas frutas cítricas como a laranja, a acerola, o morango e o limão é essencial para nosso organismo absorver o ferro. Este mineral está presente em alimentos como o feijão, agrião, lentilha, soja, beterraba e açaí. Sem esta combinação, o organismo acaba conseguindo absorver só cerca de 10% de ferro. Já um suquinho na sobremesa eleva esse número para 40%.

Legumes com soja: se seguir a dieta vegetariana ou estiver dando um tempo no consumo de carne vermelha, aposte na combinação de legumes com soja ou arroz: a soma das proteínas desta mistura fica bem similar à da carne e evita que surja uma deficiência nesta área. Só tome cuidado com o excesso de carboidratos (que a soja também contém).

Alho + cebola + cebolinha: o trio, bastante usado na culinária brasileira, é ótimo para aumentar a imunidade natural do organismo, ajudando a evitar gripes e resfriados e até a candidíase.
Fonte: Revista Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!