quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Decorando sua mesa com legumes e frutas

A importância de comer verduras, legumes e frutas


























































Esses alimentos são fundamentais para regular o funcionamento do organismo

Verduras, legumes e frutas são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças.

Eles estão inseridos no grupo dos alimentos chamados de reguladores e recebem esse nome porque regulam as funções do organismo, como por exemplo, facilitam a digestão, a absorção dos demais nutrientes, protegem a pele, a visão, os cabelos, os dentes, aumentam a resistência contra infecções, melhoram o funcionamento intestinal, entre outras.

Por todas essas razões, é muito importante estimular na criança, desde cedo, a ingestão desses alimentos.

Como fazer a criança comer verduras, legumes e frutas?

A seguir há algumas dicas que podem ajudar aos pais que sofrem com o fato dos filhos não comerem esses alimentos:

- Não force a criança a comer o que ela não gosta: se você brigar com a criança ou forçá-la a comer, ela pode ficar com mais raiva da comida.
- Dê o exemplo: não adianta querer que o filho coma saladas se você não come. Suas atitudes não podem se contradizer com seus conselhos.
- Dê conhecimento: mostre as verduras, diga-lhes os nomes e as vitaminas os alimentos têm e para que servem. Diga o que acontece se faltar alguma vitamina ou mineral no corpo.
- Evite colocar o mesmo tempero em todas as saladas.
- Experimente colocar a salada como prato principal de algumas refeições.
- Faça pratos diferentes: a maioria das crianças não gosta de cenoura cozida ou crua ralada. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. Faça isso também com outros vegetais.
- Aproveite o arroz para enriquecer a dieta de seu filho: coloque vegetais picadinhos ou aproveite a água que você cozinhou verduras para cozinhar o arroz.
- Faça pratos lúdicos, coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Às vezes um simples detalhe desperta o interesse pela comida.

Abobrinhas em camadas

Ingredientes:
3 abobrinhas italianas cortadas em fatias
1 litro de água
1 envelope de caldo de legumes em pó
200 g de queijo cottage
Sal a gosto
Orégano a gosto
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes cortada em fatias
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
150 g de blanquet de peru
Cheiro-verde picado para decorar

Preparo:
Ferva a água, junte o caldo de legumes e afervente as abobrinhas por 2 minutos.
Recheio: Em um recipiente, misture o queijo cottage, o sal, o orégano, a pimenta e o cheiro-verde. Reserve. Com a ajuda de um aro de 8 cm de diâmetro, faça camadas de blanquet, abobrinhas e recheio. Decore com o cheiro-verde e as fatias de abobrinha.

Fonte do texto: www.hospitalbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!