quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Aprenda a fazer unhas e seja sua própria manicure


Aprenda a fazer suas unhas sozinha


É possível fazer as próprias unhas e deixá-las tão bonitas quanto as feitas por uma manicure. Por isso, confira nossas dicas e alguns segredos que conseguimos desvendar com uma profissional de uma badalada rede de salões de beleza.

» Confira o passo a passo de como fazer as unhas
» Monte seu "kit manicure"

Mirian Aparecida de Carvalho é formada em podologia pela Universidade Anhembi Morumbi e fez curso de manicure no Senac. Ela atende uma clientela exigente que frenqüenta o salão Jacques Janine do bairro de classe média alta da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Segundo ela, é preciso alguns itens básicos para poder fazer as unhas em casa.

Os produtos necessários são simples. Em um "kit manicure" deve ter:

- lixa de unha
- alicate (para remover o excesso de cutícula)
- alicate para cortar unha ou tesoura
- espátula (para empurrar a cutícula)
- pauzinho de laranjeira (para limpar o esmalte)
- algodão
- removedor de esmaltes
- base de unha (pode-se optar por base fortalecedora)
- oléo secante ou spray secante
- creme hidrante (para retirar cutículas ou aquele que é usado nas mãos)
- esmaltes

Dicas:
Mirian explica que não se usa mais aqueles potes ou bacias cheios de água para deixar as mãos ou os pés mergulhados com o objetivo de amolecer a cutícula. "Usamos pedaços de algodão em cada dedo e umedecemos com água. É só deixar uns três minutos e pronto. Tem o mesmo efeito e é muito mais higiênico", ensina.

Outra dica é nunca remover toda a cutícula das unhas, principalmente, porque elas são uma proteção. "Se aprofundar muito a cutícula você acaba abrindo as portas para a contaminação e, quanto mais se tira, mais cutícula se tem", diz. Por isso, o ideal é empurrar a cutícula com a espátula, sem machucar.

Para deixar a superfície das unhas uniforme, sem aquelas ondulações ou descamações, Mirian ensina a passar um pouco de óleo secante ou óleo de cravo (que fortalece, lubrifica e tem efeito fungicida) nas unhas - após a retirada do excesso de cutícula - e passar, levente, a parte mais fina da lixa sobre as unhas.

Antes do esmalte é bom caprichar na base e passá-la em torno das unhas. "Passse a base uns dois milímetros no dedo. Isso facilita na remoção do excesso de esmalte", conta.

Na hora de pintar as unhas, o ideal é dar duas demãos bem finas - esmalte suficiente no pincel para cobrir toda a unha - para ter um acabamento melhor, mais bonito e conseguir obter a cor exata do esmalte.

Quando for retirar o esmalte, em especial cores escuras, para evitar que os dedos e unhas fiquem manchados, Mirian recomenda passar um pouco de óleo secante antes do removedor de esmaltes.

Reinaldo Marques/Terra

6 comentários:

  1. Franciely tive o prazer de ler seu comentario sobre unhas, é esatamente o que eu estava procurando mais ainda tenho uma duvida,como poderia fazer se quero fazer unha adomicilio e ainda não tenho estufa, para esterilizar poderia ferver o alicate... ou algo paressido?quanto custa uma estufa creio que é caro né?não são todas as clientes que tem um alicate bom e se o alicate não for bom não fica um bom trabalho???

    ResponderExcluir
  2. O prazer é meu, em poder te ajudar.
    Tenho uma dica pra você, FERVA UM UM LITRO D"AGUA E COLOQUE SEU ALICATE NESTA AGUA POR ALGUNS MINUTOS EM SEGUIDA LEVE O ALICATE(SEM A AGUA!!)AO CONGELADOR
    E Pronto seu alicatinho estará esterelizado!! desinfectado!
    OUTRA, Vende um liquido na farmácia, para esterilizar também, você pode está olhando, caso não queira a primei9ra opção.
    Sobre a estufa , você tem que pesquisar no mercado, porque varia de preço, você pode comprar uma usada, com certeza terá um preço bem excessivo.
    É muito bom você ter alicates bons, porque se estiver algum cego a unha fica toda picadinha, e com certeza você obterá um bom resultado se tiver um alicate bem afiado.
    Caso tenha mais alguma dúvida, pode fazer a pergunta que responderei com prazer.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá , gostei das dicas, mas eu gostaria de saber como se usa o esterelizador.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome é cristiane e eu gostaria de saber se é o certo usar lixa de pé no calcanhar e passar o creme depois ou n lixar gostaria muito de saber e qual produto amolecer o couro duro que ficar em baixo dos pés ?


    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Franci! Entrei aqui, por causa de uma duvida e olhando bem suas dicas, gostei!
    sou sua mais nova seguidora, hehe....gosto muito de cuidar das minhas unhas, ficarei antenada nas suas dicas, tá?
    gosto tbm de postar cores que gosto, no meu blog, me faça uma visita! Ficarei te aguardando!
    Bjs
    http://anjos-anjos04.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. qual e a solucao q vende na farmacia para esterilizar o alicate ser o liquido de darkin :
    obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!