quarta-feira, 12 de março de 2008

Receitas caseiras para revitalizar os fios e agradar o bolso



Mulher adora comprar creminhos e mais creminhos para os cabelos. É um tal de pesquisar novos tratamentos, novos produtos e novas substâncias, que acabamos nos esquecendo que as frutas in natura também podem ser aliadas quando o assunto é a saúde e a beleza dos fios.


Para você inovar, criar e se divertir um pouco, talvez seja interessante fazer uma hidratação com receita caseira pelo menos uma vez por semana. Isso, é claro, não vai dispensar a hidratação no salão, que toda mulher adooora (ou pelo menos deveria adorar). Mas, de qualquer maneira, já vai ajudar a repaginar o fio e deixá-lo bem mais limpo e brilhante.

Que tal então aprender algumas dessas receitas? Para isso, contamos com a ajuda do tricologista Valcinir Bedin, especialista na saúde dos fios, que fez um top 10 das melhores frutas para as nossas madeixas. Confira:

1. Abacate: pelos seus óleos essenciais
2. Banana: pela hidratação
3. Figo: pela adstringência
4. Laranja: pela acidez e peeling capilar
5. Tangerina: pelo poder ácido
6. Ameixa: pela oleosidade
7. Mamão: pela papaína (ação cicatrizante)
8. Côco: adstringente
9. Limão: ácido (antioxidante)
10. Manga: pela oleosidade

Bacana, não é mesmo? Porém, é importante destacar que, segundo o tricologista, as frutas não têm o poder de fazer milagres por você. “Nenhuma fruta pode regenerar 100% o fio. O que elas podem fazer é dar um aspecto cosmético e temporário para eles, com ação hidratante, emoliente. A banana e o abacate são as mais úteis nesse sentido. Já o extrato da laranja ou da tangerina são usados como antioxidantes pelo seu poder ácido”, afirma Bedin.

Agora, a melhor parte: receitas caseiras superfáceis de preparar, baratinhas, que não dão problema de alergia, além de garantirem hidratação eficaz. Isso sim é um milagre. Quem dá as dicas Valcinir Bedin.

Para hidratar
Receita 1:
Meio abacate batido com duas colheres de mel, aplicados sobre os cabelos úmidos. Deixe agir por vinte minutos com touca térmica ou toalha. Em seguida, lave os cabelos. Repita uma vez por semana.

Receita 2:
Uma banana amassada com aveia em flocos bem pequenos. Aplique sobre os cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos. Lave os fios depois. O ideal é fazer de uma a duas vezes por semana.

Receita 3:
Bata meio mamão com uma banana e, em seguida, aplique nos cabelos molhados. Deixe agir por vinte minutos com a ajuda de uma touca térmica.

Para conter a oleosidade
Receita 1:
Segundo o tricologista Bedin, a melhor receita é misturar um copo de iogurte natural e duas colheres de aveia e aplicar sobre os cabelos molhados.

Para limpar os fios
Receita 1:
Coloque meio copo de vinagre em um recipiente e misture com um litro de água.

Receita 2:
Coloque em um recipiente um copo de iogurte natural e aplique sobre os fios durante o banho. Deixe agir por cinco minutos e enxágüe.

Receita 3:
“A água de côco também funciona nesse sentido. Ela é como um fisiológico, ajudando a limpar o fio”, garante o tricologista. Que tal então misturar meia laranja à água de côco? Os fios ficam mais limpos e brilhantes. Depois é só lavar normalmente.

Para conter a caspa

Receita 1:
Misture suco de limão natural a um litro de água para fazer o enxagüe final dos fios. “Lembre-se de que depois desse enxagüe especial é proibido se expor ao sol, para evitar manchas”, alerta Bedin.

Importante
- Segundo o especialista, o ideal é aplicar a receita caseira logo após o seu preparo, para que a fruta ainda esteja fresca e com todas as propriedades ativas. “Se não houver mesmo jeito de passar na hora, o melhor é deixar as misturas na geladeira”, sugere o tricologista.
- “Além disso, prefira as frutas que estiverem na temperatura ambiente, ou seja, nem geladas e nem quentes. Isso garante a eficácia da receita nos fios”, completa Valcinir Bedin.
- A recomendação do tricologista é que as receitas fiquem agindo no cabelo por 20 minutos sob uma toalha ou touca térmica.
- Não se esqueça de que as receitas caseiras não podem substituir por total os cosméticos. “Eles contêm agentes especiais e são desenvolvidos com estudos feitos em laboratório. São bastante eficazes e não podem ser substituídos integralmente”, explica o especialista.
- As receitas caseiras, portanto, servem apenas para ajudar a dar um aspecto mais saudável ao fio, além de serem uma opção mais barata e tranqüila, visto que não há a possibilidade de alergia. Apenas não se exponha ao sol quando a receita tiver limão ou abacaxi. Lave bem antes.

Por Nadia Heisler
Fonte: cristianaarcangeli.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!