quarta-feira, 26 de março de 2008

Como eliminar bactérias de objetos de cozinha

Objetos de uso comum na cozinha como esponjas, tábuas para cortar alimentos e paninhos, podem conter milhões de bactérias. Restos de comida, mesmo microscópicos e partes molhadas perto da pia são os principais fatores que propiciam a proliferação de bactérias. Os fabricantes de esponjas em sua maioria já estão utilizando material anti-bacteriano que contribui para diminuir bastante a proliferação de bactérias nas esponjas, mas mesmo assim, ainda ela ocorre.

Mesmo com esponhas anti-bacterianas, ainda existem outros objetos típicos de cozinha que também podem alojar milhões de bactérias: a tábua de cortar alimentos e o paninho.

Esterilizando a esponja


Para esterilizar a esponja, basta colocá-la no microondas por 1 minuto se estiver molhada, ou 30 segundos se estiver quase seca. Outra opção é colocar a esponha em água fervente por 3 minutos.

Esterilizando a tábua



Existem dois tipos mais comuns de tábuas de corte usadas em cozinhas, de plástico e de madeira. Pra esterilizar as tábuas de madeira, uma lavagem com água e detergente é eficaz para matar as bactérias da superfície; porém,as bactérias podem se infiltrar na madeira e ficar em uma camada interior. As bactérias infiltradas não têm tanto poder de contaminar alimentos, porém, para eliminar essas bactérias alojadas sob a superfície de madeira, pode-se colocar a tábua molhada no microondas por cerca de 5 a 10 minutos.

Para as tábuas de plástico novas, sem marcas de cortes, também pode-se lavá-las com água e detergente para eliminar as bactérias. Porém, se a tábua já estiver com várias marcas de cortes, a única maneira eficaz de acabar com as bactérias é colocar na máquina de lavar louças.

Esterilizando o paninho de cozinha



Os paninhos de algodão que são comuns em cozinhas podem ser esterilizadas colocando-as por 3 minutos no microondas.

Fonte: www.fuceina.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!