sábado, 8 de março de 2008

Saiba o que é e como prevenir a febre amarela



Para quem pensa que evitar acúmulo de água parada ajuda a prevenir somente a dengue está enganado. A febre amarela do tipo urbana também é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti , que se prolifera em recipientes que contenham água limpa. Já a febre amarela do tipo silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus.

Segundo o médico infectologista Marcos Antônio Cyrillo, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, aproximadamente 500 milhões de pessoas estão expostas à doença.

"O período de incubação, ou seja, o tempo que a doença demora para se manifestar, varia em torno de 2 semanas", declara o médico infectologista José Ribamar Branco, do Hospital São Camilo, unidade Santana. "Antigamente a febre amarela estava controlada, mas hoje em dia, com os focos da dengue, a doença voltou a ter casos urbanos principalmente em Brasília e em Goiânia", comenta Branco.

De acordo com o infectologista Cyrillo, os sintomas da doença podem variar desde dores no corpo, febre, insuficiência renal e sangramento, podendo ser facilmente confundidos com outras enfermidades como malária, dengue ou leptospirose.

"A melhor forma de prevenir a doença é a vacina gratuita que pode ser aplicada em aeroportos ou estações rodoviárias. A vantagem da vacina aplicada nos aeroportos é o certificado para viagens internacionais", conta Cyrillo. "As pessoas que forem viajar para lugares em que há suspeita de foco de febre amarela devem tomar vacinas com 15 a 20 dias de antecedência. Norte e Nordeste do Brasil são as regiões que costumam apresentar mais casos da doença", acrescenta Cyrillo.

José Ribamar Branco alerta que as pessoas que já estiverem contaminadas com a febre amarela devem procurar um médico imediatamente. "Não existe tratamento específico. Pode ser que em alguns casos a solução seja o tratamento com plaquetas se o sintoma for hemorragia, e em outros pode ser que um remédio consiga conter a enfermidade", declara o infectologista do Hospital São Camilo.

Fonte: saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!