sábado, 8 de março de 2008

Confira soluções práticas para manter o corpo na medida desejada


Praticar esportes faz muito bem à saúde. Mas atenção com os exageros. A intensidade ou a prática errada pode causar lesões muito sérias. E é isso que alerta o ortopedista Sidney Schapiro (SP). Especialista em traumatologia esportiva, o médico faz considerações superimportantes para que você não tenha problemas durante a malhação. Para ele, o resultado da pesquisa feita pelo Centro Traumato-Ortopedia do Esporte (Cete), que avaliou 408 alunos de 18 grandes academias de São Paulo e outras 17 de outras capitais, é preocupante.

"Cercar de 28,5% dos 97 praticantes de body pump sofrem de dores nas costas. E, 17,6% dos 88 praticantes do Spinning têm algum tipo de dor no joelho", diz o Dr. Schapiro sobre o resultado da pesquisa. Portanto: todo cuidadoé pouco na hora de se exercitar!

Fuja desse mal
A gordura trans pode ser muito mais nociva do que se imaginava. Além de responsável pela tão temida "pochetinha", ela também eleva as taxas de LDL, o mau colesterol. Ainda não se sabe todo o mal que a gordura trans pode causar para o organismo, pois as pesquisas são recentes. Mas é fato que, como é quase impossível de ser digerida, é a responsável por entupimentos cardíacos, erupções cutâneas, cânceres hepático e pancreático, além de câncer e pólipos intestinais¿, explica o endocrinologista Tércio Rocha (RJ).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor total de calorias diárias.

Boquinha nervosa
Tem hora que dá vontade de comer tudo o que se vê pela frente. Porém, vá com calma! "Para não cair na tentação, o ideal é fazer de quatro a seis refeições por dia, evitando, assim, o jejum prolongado", explica a nutricionista Joyce Amaro (SP). A vontade de comer doce é natural. Afinal, a taxa de glicose cai e o organismo reclama mesmo. Mas isso é pura ansiedade. Veja algumas dicas da especialista para segurar a onda:

1) Fuja do chocolate, café e bebidas alcoólicas, que estimulam a ansiedade.
2) Consuma alimentos com efeito calmante, como os chás de camomila e erva-doce, suco de maracujá, alface, banana e mel.
3) Não corte as proteínas do cardápio. Elas também têm efeito calmante, pois contêm triptofano ¿ substância que dá sensação de prazer.
4)Distraia-se com outras atividades nos momentos de maior ansiedade. Pratique exercícios.
5) Carregue na bolsa petiscos mais saudáveis para os momentos de fome.

O tempo começa a esquentar e as academias lotam de mulheres em busca de um corpo digno daquele biquíni de laçinho. Por isso mesmo é que as academias preparam aulas bacanérrimas para atrair esse público não muito fã da malhação. Veja o que existe de novidade por aí.

Boatball: Novidade da Fórmula Academia (SP), dez pessoas, em mini-caiaques, enfrentam-se numa batalha pela posse de bola e gols. Essa é uma excelente forma para desenvolver a musculatura do tronco e dos braços, melhorar os reflexos e aliviar o estresse.

Y Energy: essa modalidade da ACM (SP) traz o ritmo e os movimentos da ginástica aeróbica. Em uma hora de aula é possível perder até 500 calorias. O trabalho cardiovascular é grande e há o desenvolvimento de ritmo e coordenação motora.

Fonte: saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!