quarta-feira, 26 de março de 2008

Cuidados com a chapinha


Não basta simplesmente espremer os fios nas pranchas da chapinha para conseguir aquele efeito liso impecável. Os cuidados vão além desse ritual. Em primeiro lugar, é preciso entender o cabelo: a haste dos fios é composta principalmente por proteínas, como a queratina e as pontes de enxofre. O aquecimento intenso promovido pelo uso da chapinha ou secador próximo aos fios tem como conseqüência a quebra temporária das pontes de enxofre que compõem o cabelo, o que torna os fios mais lisos.

Segundo a dermatologista Carla de Sanctis Pecora, da Unifesp, quanto mais cacheado o cabelo, maior a quantidade dessas pontes de enxofre. Com o aquecimento intenso, ocorre a desnaturação das proteínas e a abertura das escamas de queratina que compõem os fios do cabelo, tornando-os quebradiços e ressecados. Esse processo também é responsável pela diminuição do teor de água da haste dos fios.

"A haste do cabelo se torna frágil, os fios ficam divididos e, além disso, surgem as temidas pontas duplas, dando aquele aspecto queimado aos fios. Levando essas questões em consideração, o uso da chapinha diariamente é totalmente contra-indicado. O ideal é evitar sua utilização, que deve ficar restrita aos profissionais especializados na manipulação do aparelho, para que assim os danos sejam menores", orienta Carla.

Atenção ao uso da chapa e dos secadores!

Um procedimento realizado por profissional da área com treinamento adequado deve seguir o seguinte esquema: para tirar a umidade do cabelo, secagem morna e distante do cabelo, sem escova; em seguida, uso da escova larga e com cerda natural e, se realmente necessário, a finalização com a chapinha.

"Não existe chapinha ideal. O ideal é evitar o seu uso", recomenda a dermatologista.


Um outro agravante para os fios é a escova realizada com técnica inadequada, que pode ser prejudicial.

Não é recomendado, por exemplo, o uso de secadores muito quentes, sem espaçador, e muito próximos aos fios. Sem esses cuidados, as conseqüências ao cabelo são tão danosas quanto as provocadas pela chapinha.

Aprenda a manter a saúde de seus cabelos

Existem alguns produtos específicos para manter seus fios hidratados e belos: o 'leave-in', que é usado para finalizar; os termolábeis ativados pelo calor, que não só protegem o fio dos malefícios do secador e da chapinha, como também auxiliam no processo de alisamento.

Para os cabelos já danificados, todos os cuidados devem ser com o intuito de fechar as escamas de queratina e hidratar a haste dos cabelos.

Fazer hidratações periódicas e tratamentos à base de queratina podem ajudar e, nos casos mais graves, elas devem ser feitas com intervalos semanais.

Mas lembre-se: a suspensão da escova e da chapinha é essencial para dar um descanso aos fios. "Explorar a beleza da natureza de cada tipo de cabelo e esporadicamente lançar mão desses recursos para mudar um pouco faz bem à saúde do cabelo", finaliza a dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!