quarta-feira, 5 de março de 2008

Dicas para as mulheres terem sucesso nas entrevistas de emprego



O IBGE divulgou na semana passada dados que mostram que o desemprego subiu 8% em janeiro, apesar da renda ter se mantido estável e do país estar em crescimento mesmo com a crise americana. Ou seja, a situação não está péssima, mas está longe de ser tranqüilizante. Procurar emprego aqui no Brasil não é tarefa fácil e, claro, todo cuidado e preparo é pouco.

É por isso que as mulheres, que atuam em diversas “frentes” ao mesmo tempo, precisam ficar de orelhas em pé em busca de novos reposicionamentos no mercado de trabalho. Segundo Augusto Costa, presidente da empresa especializada em Recursos Humanos Manpower, algumas dicas podem ajudar bastante a profissional em entrevistas de emprego.

Não se engane. A aparência é fundamental e é no escritório que as pessoas mais reparam em você. Em uma entrevista de emprego, então, o entrevistador certamente usará lentes de aumento! O especialista recomenda o uso de roupas discretas, de preferência uma roupa semelhante a que você vai usar no seu dia-a-dia de trabalho – sem cores muito chamativas. Mostrar o corpo com decotes ou comprimentos curtos é proibido. O jeito, então, é apelar para o clássico. Terninho de bom corte e bom tecido combinado com camisa e salto médio em ótimo estado resolvem a questão.

O perfume deve ser bem sutil para não dominar o ambiente e transmitir apenas cuidado e higiene. Cuide para que as unhas estejam curtas, bem lixadas e esmaltadas em cores neutras. No rosto, maquiagem clean com pele extremamente corrigida, sem sinais de olheiras de cansaço e abatimento. Um blush dá ar corado e pode ser usado com máscara para cílios e um hidratante de lábios. O cabelo precisa, no mínimo, estar limpo. Se puder, prenda-os ou deixe-os bem arrumados.

Quanto aos acessórios, escolha uma bolsa prática e que combine com a roupa. Não exagere no tamanho do relógio, pulseiras, correntes e brincos. Mais é menos, com certeza. O celular, é claro, precisa estar desligado. Se a babá, marido ou filhos ligarem durante uma entrevista, o emprego dançou!

Ainda segundo Augusto Costa, a mulher deve se sentar naturalmente, porém com elegância. Nada de afundar na cadeira ou coisa parecida. Postura ereta para que a voz flua e o corpo controle melhor a ansiedade. “Se possível, coloque a cadeira próximo da mesa e apóie os antebraços, assim se sentirá mais à vontade”, diz.

O seu primeiro contato com o entrevistador deve ser calmo e tranqüilo. Lembre-se que um sorriso transmite entusiasmos e ajuda na aproximação. “Procure sempre chamá-lo pelo nome”, completa.

”Em uma conversação, o seu interlocutor tem que ouvi-la bem e entendê-la bem, portanto, não fale rápido e sempre use um tom de voz que não seja muito baixo, pois você tem que ser bem ouvida, nem seja muito alto, pois pode ferir os ouvidos de quem escuta. Não seja prolixa também, respondendo com clareza a todas as perguntas sem alongá-as demais nas respostas”, diz.

A não ser que a sua área tenha vocabulário muito específico, não use gírias nem vícios de linguagem e demonstre que está bem informada sobre os assuntos relacionados com a empresa que quer trabalhar consultando seu site antes da entrevista.

O passado também precisa contar a seu favor. Liste as experiências positivas e feitos, mas nunca fale mal de antigos ou do atual chefe. “Caso sejam feitas perguntas sobre assuntos polêmicos, tais como política, futebol e religião, seja sincera nas respostas, porém, sem se aprofundar ou emitir opiniões pessoais”, diz.

Por Camila Tavares
Fonte: cristianaarcangeli.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!